Siso – Tire Todos os Seus Medos e Tidas as Suas Dúvidas

Dente do Siso

Dente do Siso

Dente do Siso


O Dente do Siso ou Terceiro Molar, também conhecido como o "Dente do Juízo" é aquele dente do fundo que costuma nascer em torno dos 17 e 21 anos de idade.

É um dente que pela sua localização costuma gerar dor ou desconforto durante o seu desenvolvimento.

Principalmente naquelas pessoas que tem as arcadas dentárias pequenas o que dificulta o eu crescimento (erupção) e o seu posicionamento na arcada.

Na maioria das vezes ele nasce torto, o que dificulta a sua higienização e com isso acaba desenvolvendo processos de cárie e inflamação gengival

dente-do-siso-1

No entanto, com a evolução da odontologia, existem mecanismo preventivos e terapêuticos para facilitar o desenvolvimento do siso. Sem que haja sofrimentos, desconfortos e dor.




A prevenção de problemas relacionados ao dente do siso deve ser feita periodicamente. Pelo menos a cada 6 meses, onde o dentista realizara procedimentos como:

  • Radiografias - para acompanhar o desenvolvimento e a direção de crescimento do siso
  • Profilaxia e Limpeza - para a remoção de placa bacteriana e tátaro para evitar inflamações
  • Aplicação de Selantes - com o objetivo de evitar a formação de cáries

Em alguns casos, por ele nascer torto ou pela a falta de espaço para acomodar o dente siso na boca, será indicado a extração dele.

Que pode ser uma extração tranquilidade sem dor e sofrimento ou não. Dependendo de como foi realizado o acompanhamento do desenvolvimento do siso.

radiografia-siso


A remoção do dente do siso nos casos onde a prevenção manteve o dente isento de placa bacteriana, tártaro, cárie inflamação é muito mais tranquila.

Pois sem inflamação a anestesia pega melhor (faz mais efeito) e a cicatrização pós extração é muito mais rápida. portanto o grande segredo é para não ter sofrimento é a prevenção.

As técnicas de extração estão muito mais aprimoradas e os anestésicos estão muito mais potentes.

Podemos também utilizar a aplicação de laser para minimizar a dor e acelerar a cicatrização.

Porem se a prevenção não for realizado adequadamente, nada disso pode funcionar adequadamente.

 

Perguntas frequentes sobre o dente do siso

Prezado Dr Paulo Coelho, tirei 2 sisos e o meu dentista não me falou o que eu posso comer durante o pós operatório da extração do dente do siso? O senhor pode me ajudar

Olá Gabriela, obrigado pelo seu email

O cuidado com a alimentação no pós operatório é de grande importância para uma boa e rápida cicatrização.

Nas primeiras 48 horas você deve se alimentar com alimentos frios e pastosos, reduzindo a possibilidade de inchaço.

A partir das 48 horas você pode ir gradativamente se alimentando com alimentos mais consistentes e mornos.

E na sequência você retornando a alimentação normal.

Porem recomendo que você volte a conversar com o seu dentista pois o acompanhamento do processo de cicatrização é de fundamental importância.

Qualquer dúvida pode me escrever.

 

Olá Dr Paulo Coelho, o meu nome é Priscila. Tenho 20 anos e o meu dentista pediu para eu extrair os dentes do siso. Eu estou apavorada pois me falaram que tirar os dentes do siso dói muito. Eu gostaria de saber se tem algum método de extração indolor. Dr Paulo pro favor me ajude, pois estou com muuuuuito medo !!!

Olá Priscila tudo bom? Obrigado pelo seu email.




Calma fica tranquila, vai dar tudo certo.

A extração do dente do siso não dói a não ser que ela seja realizada quando existe uma inflamação.

Deixa eu explicar melhor, o medo da extração faz com que as pessoas fiquem protelando a extração. Ou seja fica enrolando, enrolando e enrolando até que um dia o dente inflama e gera dor. Só aí que as pessoas correm para o o consultório no desespero para extrair o dente.

Ai é que esta o grande problema, pois quando o dente do siso esta inflamado a anestesia tem menor efeito gerando dor durante a extração.

Quando a pessoa chega no quadro agudo ou seja no quadro de inflamação, nós tentamos reverter este quadro com o uso de anti-infamatórios. Para depois realizar a extração do dente do siso.

Isto para garantir que o anestético funcione melhor e para garantir uma cicatrização mais rápida com um pós operatório mais satisfatório.

Portanto Priscila, se o seu dentista recomendou a extração do dente do siso eu recomendo que você faça a extração o mais rápido possível, para garantir um procedimento mais tranquilo e sem dor.

Agora se o seu dente já apresenta um quadro de inflamação, eu recomendo que você já inicie o tratamento para a redução desta inflamação para na sequência realizar a extração com tranquilidade

Não faça como a maioria das pessoas que só procuram o dentista quando o dente do siso começa a doer, pois aí tudo fica ais difícil.

A prevenção é o melhor tratamento.

Atualmente as técnicas de extração evoluíram muito ficando muito mais fácil a extração do siso. Alem dos anestésicos que ficaram muito mais eficientes aumento e muito o grau de analgesia, ou seja, reduzindo e muito a dor.

Priscila qualquer  dúvida pode me escrever, mas fique tranquila, pois vai dar tudo certo.

 

Dr Paulo o meu nome é Júlia, tenho 19 anos e tenho sentido uma dorzinha atras dos últimos dente de baixo. Será que é o dente do siso. Como saber se o dente do siso esta nascendo ?

Olá Julia, pela sua idade e pela sua discrição parece que o siso esta querendo nascer.

Geralmente a região do dente fica bem avermelhada e inchada pois o dente esta forçando a gengivite para o dente nascer.

Julia eu recomendo que você procure o seu dentista com a máxima urgência para avaliar clinicamente o que esta acontecendo. E ele executar os procedimentos de prevenção de uma possível inflamação.

 

Olá o meu nome é Karla. Eu preciso extrair os meus dentes do siso e gostaria de saber como funciona a sedação endovenosa e a sedação com óxido nitroso para a realização da extração?

Olá Karla, obrigado pelo seu email

Atualmente muitas pessoas tem procurado este tipo de sedação para a realização de extrações de dentes, principalmente para a extração do dente do siso.

O motivo desta procura é o conforto físico e emocional que a sedação proporciona durante a extração de dentes.

Vejamos como funciona:

Extração do siso com Sedação com Óxido Nitroso

Também conhecida com sedação consciente, tem por principal objetivo manter a pessoa calma e tranquila durante o procedimento de extração.

Ela é realizada no consultório pelo próprio dentista que monitora a ansiedade da pessoa aumentando ou diminuindo a quantidade de inalação dos gás durante a extração.

Atualmente este é o método mais utilizado nos consultórios dentários

Extração do siso com Sedação Endovenosa

Neste método a extração é realizada com o apoio de um médico anestesista. Que manterá a pessoa dormindo durante o procedimento enquanto o cirurgião dentista realiza a extração do dente.

Porem vale lembrar que a maior parte das extrações dispensam o uso da sedação com óxido nitroso bem como a sedação endovenosa.

Recomendo que você converse com o seu dentista para ele lhe recomendar o melhor método de sedação para o seu caso

 

Dr Paulo é verdade que a extração do siso com sedação de óxido nitroso dispensa o uso de agulhas? 

Não, não é verdade.

Tanto a extração do siso com sedação endovenosa bem como a extração do siso com a sedação com óxido nitroso. Necessitam da aplicação do anestésico local com agulha,na região do dente a ser extraído.

Isso porque o objetivo da sedação não é anestesiar o local da extração e sim trabalhar no sistema nervoso central acalmando e tranquilizando a pessoa antes e durante a extração.

A sedação é um procedimento muito bom que ajudam bastante a acalmar os pacientes.

Mas não é um procedimento essencial e necessário para a realização da extração dos dentes, mesmo porque ele eleva e muito o custo da extração.

Recomendo que você converse com o seu dentista sobre a real necessidade da utilização destes métodos de sedação para o seu caso.

 

Olá Dr Paulo Coelho. Eu estou com muita dor no dente do siso. Já tomei vários rem;edios e a dor só aumente. Como faço aliviar dor de dente do siso ?

Olá Claudia eu recomendo que você procure um dentista ai na sua cidade com a m;axima urgência possível para evitar maiores complicações.

É recomendável que você tome um analgésico para aliviar um pouco a dor, enquanto você vai até o seu dentista.

Se você não encontrar o seu dentista. Eu recomendo que você procure um pronto socorro na sua cidade com urgência.

 

O meu nome é Rosana e tenho 19 anos de idade. O meu dentista solicitou a extração dos 4  dos sisos. Acontece que morro de medo de agulha, imagina da extração dos sisos. Eu gostaria de saber se é possível fazer as extrações em um hospital co anestesia geral.

Olá Rosana, obrigado pelo deu email.

É possível sim realizar a extração em ambiente hospitalar.

Porem se o seu problema é apenas o medo, o que eu entendo perfeitamente. pois é algo que muitas pessoas tem.

Eu recomendo que a extração seja feita em ambiente de consultório com sedação endovenosa ou sedação com óxido nitroso.

Que geram um grande conforto ao paciente durante as extrações.

Eu recomendo que você converse com o seu dentista sobre essas formas de analgesia

Qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

 

 

 

Dr Paulo, o meu dente do siso esta com mau cheiro e a gengiva esta muito inflamada. O que fazer com o dente do siso infeccionado?

Em primeiro lugar você deve procurar um dentista com urgência.

E deve também manter a região do dente do siso o mais limpo possível, através de uma boa escovação dentária e da realização de bochecho com antiséptico bucal.

Evitando que a infecção aumente e facilitando assim o trabalho do dentista no atendimento da sua emergência.

Mas atenção pois quando se inicia o cheiro  e ou o gosto ruim é sinal de que a situação esta se complicando. O risco da infecção cair na circulação sanguínea e ocorrer uma infecção generalizada é muito grande.

Portanto procure um atendimento clínico o mais rápido possível

 

Dr Paulo eu morro de medo de dentista e para complicar acho que vo ter que tirar o dente do. Quando devemos realizar a exodontia do siso?

A extração do siso deve ser evitada ao máximo.

Porem há casos onde a extração é necessária e recomendável principalmente nos caos onde a higiene é deficitária devido a sua posição na arcada dentária.

Também é indicada nos caso onde há uma cárie extensa no dente do siso e que não seja possível trata-la

Antigamente extraia-se mais os dentes do siso porem com a evolução da odontologia as extrações passaram a ser realizadas bem menos.

Valquiria, fica tranquila pois as técnicas de extração evoluíram muito.

Converse com o seu dentista, pois com certeza ele vai lhe orientar no melhor procediemnto

 

Dr Paulo, por favor me ajude, estou com muita dor no meu siso. E o meu rosto esta muito inchado. Posso tomar Ibuprofeno para a dor do meu siso?

Olá Sueli, o Ibuprofeno é um anti inflamatório muito bom porem eu "não" recomendo você toma-lo sem uma avaliação clínica. Pois talvez ele não seja a melhor indicação para o seu caso.

Recomendo que você tome um analgésico para aliviar a dor enquanto você procura o seu dentista ou vá até o pronto socorro mais próximo da sua casa

 

Qual é o dente do siso?

O dente do siso é o dente terceiro molar que é localizado na parte mais posterior da arcada dentária. Ou seja se posicionando como ultimo dente em ambos os lados tanto em cima quanto embaixo.

Há caso em que o dente do siso não nasce ficando preso dentro do osso. E há também casos onde ele não se desnvolve portanto nestes casos só é possível identificar o dente através de radiografias

 

Porque o dente do Siso recebe este nome e porque ele não é escrito com "C"?

A palavra Siso deriva do latim "SENSUS" por isso é escrita com "S"e não com "C"(ciso)

E faz referência ao "Juízo" por isso muitos chamam de dente do juízo.

Pois geralmente ele nasce ou cresce no período que vai dos 18 aos 21 anos de idade. Onde as pessoas geralmente adquirem mais juízo.

O que nem sempre é verdade rsrsrsrs.

 

Meu nome é Claudia e o meu dentista me falou que o meu siso esta incluso e impactado. Dr Paulo por favor me ajude pois estou apavorada. Eu vou ter arrancar ele?

Olá Claudia, fica tranquila. Pois o fato do dente estar incluso e impactado não quer dizer que ele tem que ser extraído.

Mas quer dizer que ele não vai nascer, ou seja vai ficar alojado dentro do osso.

O termo incluso significa que ele esta dentro do osso e o termo impactado significa que ele esta preso nos outros dentes.

Há casos em que a extração é necessária, mas na maioria dos casos não é necessário. Podendo deixar o dente lá dentro do osso e fazendo um acompanhamento radiográfico regular.

Para se ter certeza do procedimento ser realizado recomendo um estudo radiográfico.

Converse com o seu dentista e qualquer dúvida pode me escrever.

 

Prezado Prof Paulo Coelho. Me chamo Valter e tenho 45 anos de idade. Os meus dentes do siso inferiores estão presos e nunca me causaram problemas. Porem um dentista me comentou que o siso pode virar um corpo estranho por isso que tenho extrai-los. Outro dentista me recomendou a não extrair e fazer um apenas um acompanhamento radiográfico. O que o senhor me recomenda? 

Olá Valter tudo bom? Obrigado pelo seu email.

Eu estive analisando as radiografias e a tomografia e os laudos clínicos que você me enviou em anexo por email.

Cada profissional tem um estilo de trabalho, uns mais conservadores e outros menos conservadores. Não posso dizer qual esta certo ou qual esta errado.

A minha conduta clínica é mais conservadora, tentando ao máximo evitar extrações, respeitando as opniões contrarias.

Porem a possibilidade do dente virar um corpo estranho não é verdadeira pois o dente faz parte do seu corpo.

O que pode ou não ocorrer , em algum dia é o organismo gerar um processo inflamatório e ai sim você ter que extrair este dente. O que no seu caso eu acho muito difícil de acontecer.

Veja bem Valter, não é pelo fato de que um dia você venha a ter uma unha encravada que eu vamos amputar o seu pé. Ou pelo fato de que os seus dentes um dia podem gerar cárie, que você vai arrancar todos os dentes.

Por isso que eu sempre recomendo visitas regulares semestrais ou anuais ao dentista, justamente para prevenir qualquer tipo de problemas com a saúde bucal.

Sugiro que você volte a conversar com os 2 dentistas e escolha o profissional que lhe passa maior segurança.

 

É verdade que o dente do siso pode virar um câncer, por isso tem que arrancar?

Não é verdade, não.

O siso pode sim gera inflamações que podem formar abcessos  Uma inflamação no dente do siso, bem como nos demais dentes podem

 

Mais Artigos sobre o Dente do Siso

 

Posts Relacionados

7 Vantagens da Ortodontia Lingual 7 vantagens da Ortodontia Lingual Este Post tem por objetivo demonstrar as 7 principais vantagens do tratamento ortodontico com a Ortodontia Lingual ...
O uso da toxina botulínica na Odontologia Estética... O uso da Toxina Botulínica na Odontologia Estética e na Harmonização Facial Eu sou o Dr Paulo Coelho e estou escrevendo este post para responder o ...
Ortodontia Invisalign ou Aparelho Autoligavel Ortodontia Invisalign ou Aparelho Autoligavel - Quem é mais rápido ? Atualmente a sociedade moderna exige uma "Super" gestão do tempo, ou seja, ningu...
Saúde na melhor idade Saúde na melhor idade Por que não aproveitar esta fase da vida, onde já se criou os filhos, para cuidar de si mesmo? Lembre-se que você é o dono das ...
Como funciona o Aparelho Transparente Esthetic Ali... Como funciona o Esthetic Aligner e qual o Preço? Eu estou escrevendo este artigo para responder a dúvida enviada pela Maria de Lourdes sobre o Esthet...
Existe tipos diferentes de Botox? Existem tipos diferentes de Botox? Olá tudo bom, eu sou o Professor Paulo Coelho e estou escrevendo este post para responder ao email enviado pela Ca...
Dr Paulo Coelho | Ortodontia | Harmonização Facial... Dr Paulo Coelho - Ortodontia e Harmonização Facial   Ortodontia Discreta A ortodontia evoluiu muito nos últimos anos tornando os aparelhos ort...
Fios de sustentação para o rosto Fios de sustentação para o rosto - eu sou o Dr Paulo Coelho e estou gravando este vídeo para responder ao email enviado pela Renata de São Paulo e ela...

Pin It on Pinterest