Aparelho Lingual - Imperceptível Colocado por de Trás dos Dentes

Aparelho Lingual – Imperceptível Colocado por de Trás dos Dentes

Aparelho Lingual

Ninguém vai saber que você usa aparelho ... a não ser que você conte ...

A Ortodontia Lingual também chamada de Ortodontia Invisível. Vem atender a Ansiedade e a Expectativa de quem necessita realizar um tratamento Ortodôntico que não apareça.

Muitas pessoas me perguntam sobre este novo aparelho "o aparelho lingual" mas o que as pessoas não sabem é que ele não é tão novo assim.

Pois o aparelho lingual foi criado foi na década de 70, nos Estados Unidos. Eu por exemplo, já utilizo ele há mais de 20 anos e ao longo destes anos tenho tido experiências incríveis com ele.

Desde a sua criação nos anos 70 ele vem então passando por constantes evoluções. Principalmente no seu tamanho se tornando um aparelho extremamente pequeno e muito confortável.

Os aparelhos linguais antigos eram bem grandes e interferiam bastante durante a fala e durante a mastigação. O que não acontece com esta nova geração de aparelhos linguais.

Isso significa que ele têm uma menor influência na sua fala e o tempo de adaptação a eles também é bem menor.

Quem Geralmente procura esta alternativa de Tratamento ortodôntico?

Atores, atrizes, modelos fotográficos, profissionais da moda e todos aqueles onde a aparência e a estética são ferramentas de trabalho.

Por isso não conseguem ou não podem realizar um tratamento ortodôntico com aparelhos ortodônticos metálicos.

Que apesar de serem aparelhos ortodônticos eficientes alteram e comprometem a imagem e a Identidade Pessoal e Profissional durante o tratamento ortodôntico. o que não acontece com o Aparelho Lingual.

Alguns profissionais como Juízes, Advogados, Executivos e Diretores de Empresas também tem buscado este tipo de tratamento.

Uma vez que aparelho ortodôntico tradicional, segundo muitos deles, deixam o rosto com "Aspecto Juvenil" não passando a "Credibilidade"necessária ao seu trabalho. O que também não acontece com a ortodontia lingual

Tem um caso muito interessante que eu gosto de contar. Que é o caso da Viviane, ela permitiu que eu contasse,  pois foi uma experiência incrível de transformação pessoal e profissional.

A Viviane tinha na época 35 anos de idade na época, isso foi em 2002. Ela trabalhava em uma empresa multinacional tinha um bom salário. Porem estava estagnada na sua função e sem perspectiva decrescimento. Apesar do seu  excelente currículo com um MBA nos Estados Unidos.

Ela era extremamente introvertida,  pouco falava com as pessoas e pouco sorria. Na isso era na verdade um mecanismo de defesa. Pois ela tinha vergonha do seu sorriso o que mantinha ela fechada para o mundo e para as novas oportunidades, apesar dela ser muito competente no seu trabalho.

Ela contava que as pessoas tinham um certo medo dela pois ela nunca sorria e vivia de cara fechada.

A possibilidade de colocar um aparelho ortodôntico nem passava pela sua cabeça. Pois o aspecto estético do aparelho ortodôntico convencional a incomodava. Com 35 anos de idade não se sentiria bem em colocar um aparelho ortodôntico.

Foi quando ele descobriu o aparelho lingual ...

Para encurtar a história ela optou por iniciar um tratamento ortodôntico lingual, usou o aparelho por 19 meses. Sem que ninguém na empresa soube-se que ela estava realizando um tratamento ortodôntico. Pois o aparelho lingual é colocado por de trás dos dentes.

Aí a foi ocorrendo a transformação gradativa do seu sorriso e por consequência ela foi se tornado uma pessoa mais sorridente, mais extrovertida e as oportunidades no seu trabalho foram surgindo.

Hoje ela é ela uma pessoa realizada profissionalmente, ocupa um cargo Diretora Executiva da empresa em que trabalha. E mais do que isso, ela se tornou uma pessoa sorridente e feliz pois não tem mais vergonha do seu sorriso.

Nota: ao longo dos meus 23 anos de ortodontia, tive o prazer e a oportunidade de participar centenas de histórias como esta. Por isso que amo a minha profissão, aproveito para agradecer a todos pessoas que me permitiram, assim como a Viviane, a participar desta transformação. Muito Obrigado !!!!

Pergunta Frequentes sobre o aparelho lingual:

O Aparelho Lingual funciona?

Está dúvida é bem fácil de ser respondida.

Pois não vou dar uma opinião pessoal e sim uma opinião científica, uma vez que o aparelho lingual foi criado na decaia de 1970.

Desde então ele vem sofrendo constantes aperfeiçoamentos tecnológicos fundamentado em centenas de trabalhos científicos. Que comprovam a sua eficiência e a sua eficácia.

Porém os trabalhos não mostram que o aparelho lingual é melhor ou pior que os aparelhos tradicionais, mas demonstram que são tão eficientes quanto eles.

Existem várias associações que realizam congressos anuais de estudo do aparelho lingual, como:

  • ALOA - American Lingual Orthodontic Association.
  • WSLO - Society of Lingual Orthodontics

Obs. Esta não é minha opinião é a opinião da Comunidade Científica Mundial

 

O Aparelho Lingual acumula mais placa bacteriana?

Muitas pessoas me perguntam  enviam se o aparelho lingual acumula mais placa bacteriana que os aparelhos tradicionais.

A verdade é que todos os aparelhos ortodônticos, tanto os colados na frentes dos dentes como os linguais tendem a acumular placa bacteriana.

Mas não podemos dizer que um aparelho acumula mais sujeira que o outro. Mesmo porque pela lógica o aparelho lingual é menor que o aparelho tradicional e portanto tende a acumular um pouco menos de placa bacteriana.

Portanto em todos os aparelhos ortodônticos pode ocorrer acumulo de placa que deve ser removida através da escovação dos dentes.

 

O Aparelho Lingual machuca?

Está também é uma duvida muito comum, pois quando o aparelho lingual foi criado, na década de 70 na Universidade da California, o aparelho lingual era muuuito grande. 

Assim como o primeiro telefone celular também era muuuuito grande também. Mas Graças a Deus que a tecnologia sempre trabalha a favor do conforto e da eficiência e assim como o telefone celular evoluiu, o aparelho lingual também evolui.

Reduzindo de tamanho ficando mais confortável e mais eficiente afinal de contas são mais de 40 anos de evolução tecnológica.

Ai você pode estar se perguntando o que celular tem haver com o Aparelho Lingual ? E eu te respondo evolução. Eu usei o telefone celular como exemplo, apenas para te ajudar no raciocínio da evolução tenológica.

Então, respondendo se o aparelho ortodôntico lingual machuca. Eu posso te responder que não machuca e o nível de desconforto inicial que ele provoca é muito semelhante ao que um aparelho tradicional provoca.

Para você tirar melhor a sua dúvida, nada melhor que uma sensação tátil. Então eu te convido a você visitar um ortodontista que trabalhe com o aparelho lingual.  E pedir para ele colocar na sua mão os 2 aparelhos, o tradicional e o lingual.

Assim você poder ter uma percepção melhor de acabamento dos 2 aparelhos ortodônticos e isso vai te ajudar na decisão de escolha do aparelho ortodôntico.

 

Porque vemos na internet alguns pacientes dizendo que o aparelho lingual machuca e outros dizendo que ele não machuca?

Tudo depende da técnica, da marca e do modelo que o ortodontista esta usando.

Uma vez que, atualmente existem no mercado mundial uma infinidade de modelos de aparelho ortodôntico lingual.

Sendo que cada um deles tem um formato e um acabamento específico ,gerando mais ou menos conforto, como na imagem abaixo, onde observamos 2 tipos de aparelhos ortodônticos diferentes em tamanho como e em técnica.

Também temos que levar em conta que tem pessoas que são mais ou menos sensíveis a qualquer tipo de aparelho ortodôntico e ai nós indicamos o aparelho Invisalign. Que é um aparelho removível e também muito discreto e eficiente.

Mais um detalhe, não podemos cometer o erro de dizer que o aparelho maior é mais eficiente que o menor e nem o contrário. pois ambos são muito eficientes porém, por razões óbvias, podemos dizer que um é mais confortável que o outro.

.

Porque você só usa o Aparelho Lingual ?

Não, eu não uso só o aparelho lingual.

Na verdade eu uso vários tipos de aparelhos ortodônticos e dou a liberdade para a pessoa escolher o aparelho ortodôntico que lhe atenda a sua expectativa dentro da relação "Custo-Benefício".

Portanto o paciente tem a liberdade de escolha segundo a indicação e contra -indicação do seu caso. Clique Aqui para ver os outros tipos de aparelhos que trabalhamos

Agora é bem verdade que é o Aparelho Ortodôntico Lingual é o aparelho que eu mais uso na minha prática clínica.

Pois os pacientes gostam muito dele. Porem também utilizamos muito o aparelho Invisalign, que é um aparelho removível transparente extremamente confortável Clique Aqui para conhecer o Invisalign

E utilizamos também os aparelhos ortodônticos transparentes de porcelana, de resina ou de safira.  Bem como os aparelhos metálicos convencionais, autoligados ou não.

Pois o nosso objetivo é dar a liberdade de escolha ao paciente segundo a sua expectativa.

 

Existe aparelho lingual transparente?

Existe sim o aparelho lingual transparente, porem ele tem o volume um pouco maior.

O que acaba incomodando um pouco o paciente, diferente do que acontece com o aparelho lingual metálico. Que tem o tamanho bem reduzido e que por ficar de trás do dente nada interfere na estética pois fica totalmente imperceptível.

Quando falamos em termos de eficiência de tratamento ambos os casos (transparente x metálico) tem uma resposta de tratamento muito semelhante e com excelentes resultados.

 

Quanto Custa o Aparelho Lingual?

Está é a pergunta mais difícil de ser respondida.

Pois cada caso tem um grau diferenciado de dificuldade. Podendo tornar o valor do tratamento ortodôntico com o aparelho lingual mais caro ou mais barato 

Daí a importância da uma avaliação clínica para a determinação do tipo e modelo de aparelho lingual para o seu caso.

Também há outros fatores que influenciam diretamente no valor do tratamento como:

  • ser atendido pelo próprio ortodontista ou pela sua equipe: neste caso fica bem claro que quando você é atendido pela equipe do doutor o custa acaba reduzindo
  • facilidade e a flexibilidade de horários na agenda: como atendimento nos períodos de almoço, horários depois das 18:00 e atendimento aos sábados, também acabam influenciando no custo 
  • formação do ortodontista: ortodontistas com mais experiência ou com mais tempo de trabalho com a técnica lingual são um pouco mais caros
  • localização do consultório próximo a locais de trabalho ou moradia também são conveniências que podem influenciar no valor do tratamento

Sugiro que você converse com o seu dentista. Analisando as possibilidades, as conveniências e os tipos de aparelhos linguais. Uma vez que existem no mercado mundial da ortodontia lingual mais 50 tipos de aparelho lingual com vários valores e com certeza existe um aparelho lingual que vai atender a sua necessidade.

Mais uma vez peço que desculpe por não conseguir lhe passar um valor de tratamento sem uma avaliação clínica. 

 

Em qual dos consultórios o Dr Paulo Coelho realiza o tratamento ortodôntico com o aparelho lingual? 

Olá, eu realizo pessoalmente a ortodontia com o aparelho lingual nos consultório de:

  • Campinas/SP
  • Brooklin/SP
  • Tatuapé/SP

O aparelho lingual é atualmente o aparelho ortodôntico que eu mais uso na minha prática clinica. Mas também uso os demais aparelhos como: o aparelho transparente Crystal 3D, o aparelho Damon System e o Invisalign

 

Na maioria das clínicas em que eu visitei, observei que o atendimento é realizado em conjunto com as auxiliares, como o senhor trabalha nas suas clínicas?

Nas minhas clínicas (Campinas/SP, Brooklin/SP e Tatuapé/SP), os tratamentos com aparelho lingual não são todos realizados por mim do começo ao fim do tratamento.

.


.

Porque poucos dentistas usam o Aparelho Lingual?

Infelizmente no Brasil o Aparelho Lingual é pouco divulgado. Pois custo do tratamento com o aparelho lingual é um pouco mais caro quando comparado com o aparelho ortodôntico convencional.

O que inviabiliza a popularização deste tipo de tratamento.

Porem nos demais países como Estados Unidos, França Inglaterra, Alemanha, este aparelho ortodôntico é muito utilizado. 

 

Me falaram que existe um aparelho lingual de ouro, para que serve?

O Aparelho Lingual de ouro era o aparelho ortodôntico lingual iBrace. Que era confeccionado individualmente para cada paciente a partir de uma moldagem diferenciada e enviada para um laboratório específico do iBrace.

Onde o aparelho era confeccionado com ouro, com o objetivo principal de gerar um acabamento diferenciado ao aparelho uma vez que, o seu volume dele era um pouco maior que os atuais aparelhos ortodônticos linguais.

 

Os Convênios cobrem o Tratamento com o Aparelho Lingual?

Infelizmente não, por ser o tratamento com o aparelho lingual um tratamento muito diferenciado.

Porem tenho vários pacientes que tem conseguido com as operadoras de convênio o reembolso parcial e em alguns casos até total do tratamento .

Sugiro você conversar com a sua operadora de convênio odontológico e como o seu ortodontista.

 

O Tratamento com o Aparelho Lingual é mais rápido ou é mais lento que os outros aparelhos ortodônticos?

A ortodontia, como um todo, evoluiu muito nos últimos anos.

Hoje todos os aparelhos ortodônticos buscam ser mais rápidos e mais confortáveis.

Sendo que o mesmo ocorreu com a ortodontia lingual que foi criada em 1972 e desde então passou por grandes transformações tanto em conforto como em velocidade de tratamento.

Portanto não posso lhe dizer que a técnica lingual é mais rápida ou mais lenta que as demais técnicas.

Mas posso lhe afirmar, segundo trabalhos científicos publicados no mundo todo, que a velocidade de tratamento de ambas as técnicas são muito semelhantes.

 

Sou professora de Inglês e gostaria de saber se o Aparelho Lingual vai atrapalhar na minha pronuncia?

Ao longo dos mais de 20 anos que trabalho com o aparelho Lingual, atendi muitos professores de Inglês e ninguém nunca reclamou que o aparelho atrapalhava nas aulas e na pronuncia do inglês.

Alias, o aparelho lingual foi criado nos Estados Unidos em 1972, para atender principalmente Atrizes e Atores que não podiam usar aparelho ortodôntico "aparente".

Sendo que os Estados Unidos é o pais do mundo que mais se usa a ortodontia lingual, e ela todos falam inglês fluentemente ... rsrsrs ... então não vejo o porque do aparelho lhe atrapalhar na pronuncia.

Mas vale lembrar e ressaltar que todo e qualquer aparelho ortodôntico que você coloca na boca. Sendo ele colado na frete ou na parte de trás dos dentes, sendo ele fixo ou removível, sempre haverá um período de adequação ao aparelho ortodôntico. Que geralmente dura entre uma ou duas semanas variando de pessoa pra pessoa.

Mas isso para todo e qualquer tido de aparelho ortodôntico.

.

.

Existe Aparelho ortodôntico Lingual "Autoligado" ou "Autoligantes"?

Sim existem, no mercado mundial da ortodontia, existem vários tipos e modelos aparelhos ortodônticos linguais autoligados que também são chamados de aparelhos ortodônticos autoligantes.

Eles são fabricados por diferentes fabricantes em um tamanho menor que os aparelhos autoligados convencionais. E funcionam seguindo os mesmos preceitos técnicos de funcionamento com a utilização de fios termoativados .

Posso citar como exemplo o Aparelho Lingual da Forestadent. Que é um aparelho que utilizamos bastante no nosso dia a dia.

Também posso citar o Aparelho InOvation L, que também é uma aparelho lingual fantástico que conseguimos resultados muito bons.

 

Qual a função do Fio Termoativado no Aparelho Lingual?

O fio termoativado tem por objetivo reduzir o tempo de tratamento ortodôntico.

Ele gera uma ativação no fio pela alteração da temperatura da boca. Isso acontece quando tomamos algo quente ou algo frio, gerado um estímulo no fio acelerando a movimentação dentária.

Esses fios são de altíssima tecnologia onde a princípio eram utilizados apenas nos aparelhos autoligados convencionais.

O que não ocorre mais hoje em dia, pois agora eles são fabricados também, com formatos específicos para os aparelhos linguais, trazendo assim esse incremento ao aparelho ortodôntico lingual.

 

Sou Atriz e estou em dúvida se o Aparelho Lingual, vai atrapalhar na minha fala?

O Aparelho lingual quando foi desenvolvido nos Estados Unidos (1972), foi criado justamente para atender o público de atores e atrizes que atuavam do Cinema de Hollywood.

Pessoas que tinham uma necessidade de correção ortodôntica mas que não podiam usar aparelho ortodôntico convencional pela sua aparência.

Na época o aparelho era bem maior do que hoje e mesmo assim não interferia no trabalho dos atores e atrizes

Atualmente o aparelho lingual é menos da metade do tamanho original.

Em mais de 20 anos que trabalho com o aparelho lingual eu nunca tive um paciente que teve problemas com a fala ou com a dicção.

 

O Aparelho Lingual Autoligado é mais rápido que o Aparelho Lingual Convencional?

Até há alguns anos atras sim.

Porem o desenvolvimento tecnológico acabou por reduzir o tratamento ortodôntico em todos os aparelho ortodônticos.

Vale ressaltar que há casos onde o organismo reage de forma mais lenta. Não importando a técnica que esta sendo utilizada. Pois nós temos que respeitar a velocidade do metabolismo do paciente. Embora atualmente, nós ortodontistas, busquemos um tratamento ortodôntico cada vez mais rápido.

Vou lhe dar um exemplo, imagina que eu tenho uma Ferrari e um Fusquinha "66". Agora imagina que eu tenho que fazer uma viagem por uma estrada onde a velocidade máxima permitida seja 50 Km/hora. Qual o carro vai chegar primeiro? Isso é o que ocorre quanto temos um paciente com o metabolismo mais lento.

Agora imagina que a estrada que eu vou viajar permita que eu ande a 150 km/hora , é claro que neste caso a Ferrari vai chegar mais rápido que o meu fusquinha 1966.  É o que acontece com um paciente cujo metabolismo é mais acelerado.

Então qual aparelho escolher?

Portanto na hora de escolher se o seu tratamento ortodôntico deve ser realizado com o "aparelho lingual autoligado" ou o "aparelho lingual não autoligado". O seu ortodontista deve avaliar o que lhe trará um resultado mais rápido. Analisando uma serie de fatores do seu caso, inclusive as prováveis respostas metabólicas.

Então respondendo a sua pergunta ... O Aparelho Lingual Autoligado é mais rápido que o Aparelho Lingual convencional? Eu vou te responder: depende do seu caso.

Eu recomendo que você converse com o seu ortodontista e veja, com ele, o que é mais indicado para o seu caso ... sei que a resposta é muito indefinida ... me perdoe !!! Mas um diagnóstico aprofundado do seu caso é necessário.

.

.

O meu filho tem 15 anos e gostaria de usar o Aparelho Lingual, existe alguma contra indicação por ele ser adolescente?

Não existe nenhuma contra indicação por ele ter 15 anos.

Nós podemos usar a técnica lingual em todas as idades, porem como alerto a todos os pais de adolescentes que a escovação deve ser feita com muito critério. Tanto no aparelho lingual como no aparelho tradicional para evitar manchas nos dentes.

 

Posso realizar clareamento dentário durante o tratamento com o aparelho lingual?

Pode sim, pois como o aparelho lingual é colado por de trás dos dentes ele não vai interferir no clareamento. E vai gerar um resultado estético muito bom, onde você poderá ficar com os dentes bem branquinhos durante o tratamento ortodôntico.

 

O implante dentário pode ser realizado antes ou depois do tratamento com o aparelho lingual?

Tudo vai depender do planejamento e a necessidade do seu caso.

Nós já tivemos casos onde foi necessário a realização de implante dentário antes do tratamento ortodôntico, durante o tratamento e também após o tratamento com o aparelho lingual.

Portanto o tratamento ortodôntico não é fator impeditivo da realização de implantes desde que que haja um bom planejamento para o seu caso.

 

Já vi algumas pessoas reclamando que o aparelho lingual não funciona, é verdade?

Todo aparelho ortodôntico tem a sua indicação e a sua contra indicação. E todos os aparelhos dependem da resposta do organismo frente a movimentação ortodôntica.

Então não podemos dizer que um aparelho é melhor ou pior que o outro, mesmo porque trabalhamos com todos eles.  E posso te afirmar que tecnicamente o principio de movimentação ortodôntica é o mesmo em todos os aparelhos.

Porem tem ortodontistas que se adaptam melhor a uma técnica do que a outra. Também tem ortodontistas que gostam mais de trabalhar com um aparelho do que o outro. E isso não será problema se o profissional conversar isso com você durante o planejamento do seu caso.

 

Prezado Dr Paulo Coelho, do jeito que senhor fala parece que o Aparelho Lingual não tem defeitos ....

Engano seu, canso de dizer que todos os aparelhos ortodônticos tem as suas indicações e as suas contra indicações, inclusive o aparelho lingual. Por isso tenho em meu consultório tenho vários tipos e modelos de aparelhos ortodônticos.

Recordando que o aparelho lingual foi criado em 1972 e desde então vem passando por constantes aperfeiçoamento.

Vou dar um exemplo que, costumo usar muito, imagina que você tem que fazer uma viajem de São Paulo ao Rio de Janeiro, você pode ir:

  • a pé,
  • de bicicleta,
  • de moto,
  • de carro
  • de ônibus
  • de avião

Observe que o objetivo é o mesmo em todos os casos, que é ir de São Paulo ao Rio de Janeiro.

Mas me responda qual o melhor meio de condução?

Lembrando que andar a pé faz bem a saúde .... mas talvez não seja o o meio mais adequado ... Aí você pode dizer que ir de avião é perigoso pois o avião pode cair ... e infelizmente já apareceu na televisão vários casos de acidentes aéreos

Também já ocorreram vários acidentes de carro de ônibus e de bicicleta

Então tudo depende da sua necessidade e da sua expectativa. O mesmo digo dos aparelhos ortodônticos. Onde cada método tem a sua indicação e a sua contra indicação individualizada de pessoa para pessoa.

Por isso a grande maioria dos ortodontistas trabalham com vários métodos diferentes para atender a necessidade de cada pessoa.

Qual a principal diferença dos aparelhos linguais dos aparelhos tradicionais?

As técnicas são muito semelhantes pois o principio de movimentação dentária é universal.

O que diferencia mais é que o aparelho lingual é menor em tamanho e é colado na parte de traz dos dentes. Garantindo uma estética diferenciada durante o tratamento ortodôntico.

 

Se o aparelho lingual é tão bom assim porque que poucas usam o aparelho lingual?

Pois é um tratamento mais caro que os aparelhos ortodônticos tradicionais. O que acaba por reduzindo o número de pessoas que optam por este tipo de tratamento.

 

Tenho prognatismo mandibular e vou precisar realizar uma cirurgia ortognática posso realizar a ortodontia com o aparelho lingual?

Depende do cirurgião ortognata, pois durante a cirurgia o cirurgião muitas vezes se utilizam do aparelho ortodôntico para apoio e fixação.

E tem alguns cirurgiões que por razões técnicas não gostam do aparelho lingual.

Recomendo que você converse com o seu cirurgião e peça para ele determinar qual o aparelho ortodôntico que ele indica para ajuda-lo durante a cirurgia.

Porém vale ressaltar que o aparelho lingual é indicado para pacientes que vão realizar cirurgia ortognática.

.

Daqui a 3 meses vou viajar para Australia onde ficarei em um intercâmbio por 6 meses. Posso iniciar o tratamento com o aparelho lingual agora e dar continuidade lá?

Pode sim, não haverá problemas, pois na Australia há vários profissionais que trabalham com o aparelho lingual.

Nós iniciamos o tratamento aqui no Brasil, aí  você da a sequência ao tratamento lá na Australia e quando você voltar nós finalizamos aqui no Brasil.

 

Vou realizar uma rinoplastia daqui a 3 meses. Posso iniciar o tratamento ortodôntico com o aparelho lingual antes da cirugia?

Sim, sem problema algum.

Pois o aparelho lingual não ira interferir de maneira alguma no procedimento cirúrgico do seu nariz.

Alias o aparelho lingual interfere menos ainda que o aparelho tradicional pois ele é colado pro de trás dos dentes. Não atrapalhando em nada as manobras cirúrgicas.

Porem é importante você conversar com o seu ortodontista e com o seu cirurgião para ambos estabeleçam um planejamento adequado para o seu caso.

 

Olá Dr. Paulo, gostaria saber a respeito de mordida profunda e do bruxismo pois tenho os 2. Tenho notado que com o passar dos anos está piorando. Gostaria de saber se o aparelho lingual trata esse tipo de problema de mordida profunda Desde já agradeço.

Olá Erika, obrigado pela sua mensagem, o aparelho lingual assim como os demais aparelhos ortodônticos, tratam a mordida profunda.

Porem temos um forte opositor no seu caso que é o bruxismo que trabalha constantemente no sentido contrário. ou seja ele trabalha aumentando progressivamente a mordida profunda.

A boa notícia é que você consegue realizar os 2 tratamentos, bruxismo e a mordida profunda, simultaneamente.

Na nossa prática clínica temos tido resultados muito satisfatórios quando realizamos os 2 tratamentos simultaneamente e com o aparelho lingual.

Recomendo que você procure um especialistas no tratamento de bruxismo para realizar o seu tratamento ortodôntico com o aparelho lingual.

E caso você queira realizar o tratamento comigo, eu ficarei muito feliz em realizar ambos os tratamentos (bruxismo e mordida profunda).

Qualquer dúvida pode me escrever pelo email professor@drpaulocoelho.com.br ou pelo whatsapp (11) 9.4164-5052

.

.

 

Moro no Brasil mas trabalho nos Estados Unidos, fico um mês qui e outro lá, posso usar o aparelho lingual?

O aparelho lingual foi criado nos Estados Unidos, portanto lá é bastante comum este tipo de tratamento.

Você pode fazer as manutenções do aparelho aqui no Brasil ou lá nos Estados Unidos pois não tem nenhum problema.

Inclusive eu tenho muitos pacientes que tem um caso semelhante ao seu.

.

Tipos e Modelos de Aparelho Lingual

A minha História com a Ortodontia Lingual

A minha história com ortodontia lingual começou um pouco depois dos meus estudos com a ortodontia convencional.

Para ser mais específico inicie o meu estudo ortodôntico na USP em 1991 e em ortodontia lingual em meados de 1994. Onde nós usávamos acessórios colados pelo lado de traz dos dentes com a finalidade de expandir as arcadas e descruzar os dentes cruzados.

Estes acessórios eram os expansores, disjuntores maxilares e os botões linguais que eram os recursos linguais que nós tínhamos contatos e acesso aqui no Brasil.

Com a oportunidade de participar de congressos nos Estados Unidos, peço a sua licença para agradecer a Deus e aos meus pais por isso, pois me ajudaram muito  me incentivando ao estudo e a busca constate de novas técnicas. Eu tive o contato com técnicas avançadas de ortodontia lingual.

O que foi muito importante para a minha prática ortodôntica pois eu tinha pacientes que não podiam por razões profissionais utilizar os aparelhos colados na parte da frente dos dentes, como: empresários, juizes, modelos e outros.  Uma vez que o aparelho interferia diretamente na sua aparência o que de certa maneira poderia afetar a sua imagem como profissional.

Os meus primeiros casos

No começo foi muito difícil, eu tenho que confessar. Pois os aparelhos eram todos importados.  E os curso de aperfeiçoamento da técnica lingual era todo realizado fora do Brasil.

Na época, século passado ... rsrsrs ... não tínhamos a facilidade da Internet e do WhatsApp para tirar as nossas dúvidas com os professores americanos nem com os fabricantes internacionais. 

Mas tudo isso era compensado quando víamos os resultados que proprorcionávamos aos nossos pacientes.

Ao longo dos anos, a técnica foi se aperfeiçoando e atualmente o aparelho lingual  é uma importante ferramenta para o tratamento ortodôntico. Onde 90% dos meus tratamentos são realizados com o aparelho lingual. Principalmente nos pacientes adultos que querem realizar um tratamento imperceptível.

Pela técnica lingual ser uma técnica em constante evolução sempre em busca de um aparelho cada vez menor, cada vez mais confortável e cada mais eficiente. Ela vem ocupando cada vez mais as clínicas de ortodontia.

O que me leva a dizer e lhe afirmar que a minha história com a ortodontia lingual ainda não acabou e vem muito mais novidades por ai, aguardem !!!

 

A História da Ortodontia Lingual

A ortodontia lingual teve o seu primeiro registro oficial com o tratamento realizado pelo Dr Craven Kurz em 1972 na California.

Ela foi utilizada em uma paciente, mulher adulta que não podia utilizar um aparelho ortodôntico convencional, pois ela fazia parte Clube Playboy. Onde o uso de um aparelho convencional interferiria na sua vida profissional.

A partir daí o aparelho lingual foi aperfeiçoado na Faculdade de Odontologia da UCLA (Universidade da California) com o Dr Craven Kurz e com o Dr Jim Mulick. E apartir de então passou então a ser utilizado em muitas celebridades de Beverly Hills.

O maior desafio do Dr Craven Kurz e do Dr Jim Mulick foi o tamanho dos braquetes (peças do aparelho). Pois os primeiros aparelhos eram muito grandes e machucavam muito a língua o que era compensado pelo efeito estético que o aparelho ortodôntico proporcionava.

Primeiros fabricantes

Até que um empresa mundialmente conhecida no meio ortodôntico, a ORMCO. Procurou o Dr Kurz e passou a desenvolver diversos protótipos do aparelho lingual. Buscando a redução do tamanho dos acessórios ortodônticos deixando eles menores e mais confortáveis.

A técnica de movimentação ortodôntica também foi aperfeiçoada tornando o tratamento com o aparelho lingual mais eficiente.

A Ormco e o Dr Kurz desenvolveram 7 gerações de aparelhos.

A evolução da ortodontia lingual tomou grande força com a publicação  centenas de pesquisas e trabalhos científicos publicadas no mundo todo.

Foram então surgindo novos fabricantes como a empresa americana Unitek e empresa alemã Forestadent. Que apresentavam novos modelos de aparelhos cada vez menores e cada vez mais confortáveis.

Hoje existem mais de 30 fabricantes de diferentes modelos do aparelho lingual.

Foram criadas associações

As intensas pesquisas e os excelentes resultados da ortodontia lingual levou a criação em 1986, da Société Français Orthodontie Linguale (Sociedade Ortodôntica Francesa para Ortodontia Lingual).

Em 1987 a criação da American Lingual Orthodontic Association

Em 1992 a criação da ESLO (European Society of Lingual Orthodontics) e mais recentemente em 2015 a criação da World Society of Lingual Orthodontics (WSLO).

Estas organizações e associações realizam encontros e congressos anuais com o objetivo do desenvolvimento científico da técnica lingual. Sempre buscando os melhores e mais eficientes protocolos de tratamentos ortodônticos.

Portanto a ortodontia lingual não é um tratamento ortodôntico improvisado com acessórios ou braquetes cortantes que machucam a boca toda.

É sim uma técnica fundamentada em pesquisas científica dentro da especialidade ortodôntica. E regulamentada no mundo todo por associações  e organizações que primam por resultados e constatações científicas.

Preparo do Ortodontista

O ortodontista para realizar o tratamento ortodôntico com o aparelho lingual passa por uma treinamento intenso e específico. Para desenvolver habilidade para a condução desta técnica uma vez que ela é bem diferente mecanicamente que a técnica ortodôntica convencional.

Na minha experiência clínica e docente ao longo dos mais de 20 anos que trabalho com a ortodontia lingual. Posso afirmar que o aparelho lingual não é melhor ou pior que a ortodontia convencional. É sim diferente no que diz respeito a estética do aparelho que por ser colado por de traz dos dentes se torna praticamente invisível.

E o conforto?

Em relação ao conforto o aparelho lingual evolui muito. Pois antes o aparelho era maior e desconfortável o que não acontece hoje em dia.

Porem alguns profissionais para baratear o custo do aparelho acabam por instalar modelos de aparelhos antigos e maiores nos pacientes. O que realmente acaba gerando maior desconforto.

É como se você andasse em um carro antigo, por exemplo,  e acha-se que todo carro fosse desconfortável.

Porem nós sabemos que existem atualmente carros muito confortáveis depende é claro do modelo do carro ou mais especificamente no nosso caso do modelo doa parelho ortodôntico lingual.  Pois como eu comentei anteriormente, atualmente existem uma infinidade de modelos de aparelhos.

A evolução continua e a história da ortodontia lingual ainda não acabou, vem muito mais por ai. E eu como um apaixonado pela minha profissão e pela minha especialidade, busco intensamente em congressos o meu aperfeiçoamento continuado na ortodontia lingual e em breve traremos mais novidades pra você.

.

Nossas Unidades:

Unidade Brooklin Rua Alcides Ricardini Neves, 12 conj 607

Bairro: Brooklin | São Paulo

Abrir mapa de localização

(entre a Rua Flórida e a Rua Nova Independência) Brooklin - São Paulo

 

(11) 9.4164-5052

agende uma visita, dr paulo coelho

 

Unidade Tatuapé
Rua Padre Estevão Pernet, 1059, Conj. 66

Bairro: Tatuapé | São Paulo

Abrir mapa de localização

(Próximo a Estação Carrão do Metrô)

 

(11) 9.4164-5052

agende uma visita, dr paulo coelho

Unidade Campinas Rua Antonio Lapa, 1020

Bairro Cambuí | Campinas

Estacionamento na porta

Abrir mapa de localização

(19) 9.9813-7019

agende uma visita, dr paulo coelho

 

 

 

duvidas-dr-paulo-coelho

 

Posts Relacionados

O Aparelho Lingual trata a Mordida Cruzada? O Aparelho Lingual trata Mordida Cruzada? ...
Quanto Custa o Aparelho Lingual Quanto Custa o Aparelho Lingual ?  Olá tudo bom, eu sou o Professor Paulo Coelho e estou gravando este video para responder a dúvida da Consuelo ...
Aparelho Lingual Acumula Placa Bacteriana ? Aparelho lingual acumula placa bacteriana ? Olá tudo Bom ?  Eu sou o Prof Paulo Coelho e estou gravando este video para responder a duvida d...
Ortodontia Invisalign x Aparelho Autoligavel Invisalign Ortodontia Invisalign x Aparelho Autoligavel - Quem é mais rápido ? Atualmente a sociedade moderna exige uma "Super" gestão do tempo, ou ...
Aparelho Transparente – Tire todas as suas d... Aparelho Transparente   A ortodontia com aparelho transparente ...
Redução da Papada com Ácido Deoxicólico Redução da Papada com Ácido Deoxicólico Nos últimos anos foram criados vários procedimentos estéticos com o objetivo de reduzir a papada em especial ...
Bichectomia – Tire todas as suas dúvidas O que é bichectomia? Tenho recebido muitos emails de pessoas perguntando sobre o que é a Bichectomia e sobre a Redução de Papada. Quanto custa, se dó...
Saúde e Bem Estar Através da Odontologia Saúde e Bem Estar através da Odontologia Nesta página apresentamos e discutiremos tratamentos odontológicos que estão diretamente relacionados a Sa...

Pin It on Pinterest