Como Funciona o Aparelho Dentário Infantil?
O Aparelho dentário infantil tem por principal objetivo o preparo das bases ósseas para o desenvolvimento adequado da dentição permanente.
Equilibrando as funções musculares da fala, da deglutição bem como os da respiração através de aparelhos ortodônticos específicos para as crianças.
Mas porque colocar um aparelho dentário infantil se os dentes de leite vão cair?
Esta é uma pergunta muito coerente se analisarmos do ponto de vista do tratamento ortodôntico com o objetivo “apenas estético”, ou seja, com o objetivo básico de desentortar os dentes de leite.
Agora se olharmos do ponto de vista do desenvolvimento das estruturas da face que se relacionam com o desenvolvimento físico e intelectual como um todo a coisa muda de figura.
Uma criança que não consegue se alimentar adequadamente por conta de uma deglutição atípica.
Terá déficit de absorção de nutrientes fundamentais para o seu desenvolvimento.
Ou seja, por melhor que seja alimentação que preparamos para os nossos filhos, ele não consegue se alimentar adequadamente.
Uma criança que não respira bem por conta de um “céu da boca” muito estreito (Palato Ogival)
Pode desenvolver, durante a infância, uma série de doenças respiratórias que vão interferir diretamente no seu crescimento e desenvolvimento bem como no seu nível de concentração escolar.
Sendo esta uma das principais causas de TDAH – Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade.
Principalmente nas crianças que roncam muito ou rangem os dentes (bruxismo) durante o sono.
Uma criança que não consegue falar corretamente
Além de sofrer bullying, com as brincadeiras e gozações dos amiguinhos. Acaba por ter um baixo estima e buscando o isolamento social que acarreta em vários outros problemas na adolescência
Portanto quando estamos tratando do seu filho ou da sua filha, o nosso objetivo não é apenas “Desentortar os Dentes”. E sim buscar o equilíbrio do desenvolvimento das estruturas orais contribuindo para o desenvolvimento do corpo e buscando “Qualidade de Vida” para a criança.
Para isso desenvolvemos um trabalho multidisciplinar com a participação de fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas. E principalmente com o apoio do maior especialista do seu filho – você Pai e você Mãe.
Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.