Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Ortodontia e Cirurgião Dentista) e estou escrevendo este artigo relacionando a respiração bucal com o transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade.

Muitos são os fatores que contribuem com o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade entre eles podemos destacar a Respiração Bucal que ocorre tanto em adultos como em crianças.

Estudos nos mostram que a Respiração Bucal diminui o nível de oxigênio no cérebro, causando em adultos a perda de concentração, perda de desempenho profissional, irritabilidade entre outros sintomas.

Nas crianças a interferência é um pouco maior, pois temos um organismo em desenvolvimento que com uma  respiração irregular e incompleta e com uma alimentação insatisfatória.

Uma vez que a criança não sabe se respira ou se alimenta acaba por gerar uma deglutição atípica, que se manifesta com: deficit de atenção, hiperatividade, irritabilidade problemas de postura, sonolência diurna, entre outros …,  comprometendo diretamente o aprendizado infantil.

A boa notícia é que existem soluções simples que podem atuar tanto na fase preventiva como na fase corretiva, quando o problema já Instalado. Taís soluções  ajudam tanto ao adulto quanto a criança a recuperar sobretudo a qualidade de vida.

Com apoio dos Otorrinolaringologistas e das Fonoaudiólogas, os Ortodontistas conseguem restabelecer um ambiente bucal  adequado a respiração e a alimentação,  através de uma ortodontia moderna, com aparelhos ortodônticos confortáveis e discretos.

Para estes casos indicamos o Sistema Trainer, que é um conjunto de aparelhos para a correção dos maus hábitos orais  de uma forma simples e eficaz (saiba mais sobre o Sistema Trainer), estes aparelhos são removíveis e são usados durante a noite, enquanto dorme e 1 hora durante o dia, ou seja não interfere no dia a dia do paciente.

Gostaria de deixar o nosso email: [email protected], para que você possa nos escrever e tirar maiores dúvidas e gostaria também de lhe convidar para uma visita a um dos nossos consultórios para nos conhecermos e avaliarmos juntos o seu caso.

Comments are closed.