O que é Bichectomia?

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Harmonização Facial e Cirurgião Dentista). Estou escrevendo este artigo, com o propósito de responder aos vários emails enviados, com dúvidas sobre Bichectomia. Tais como Dúvidas como: Antes e Depois, Preço, Valor e muito mais. Aproveito para lhe dizer que realizo a Bichectomia. Nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas.

A Bichectomia é um procedimento estético e terapêutico que tem por principal objetivo a remoção de um acúmulo de gorduras das bochechas.

Esta gordura é chamada de Bola de Bichat ou Corpo Adiposo de Bichat.

A remoção é feita através de uma pequena incisão que varia de 1,0 a 1,5 cm. que é realizada internamente na boca com anestésico local.

A Bichectomia vai envelhecer o meu rosto deixando ele caído ou flácido?

Vou usar, como exemplo, a pergunta enviada pela Elisa:

O meu nome é Elisa tenho 36 anos e fiz Bichectomia há 3 meses, com um dentista aqui na minha Cidade. Desde então todas as minhas amigas estão dizendo que o meu rosto vai cair que o meu rosto vai derreter. Isso é verdade, estou apavorada?

Elisa, obrigado pela sua pergunta.

Fica tranquila pois a técnica cirúrgica que trabalhamos e recomendamos aos nossos alunos. É a técnica que remove apenas a Bola de Bichat, mantendo as estruturas de sustentação da pele integrais. "Não" deixando o seu rosto flácido, nem caído.

No entanto existem algumas técnicas que podem sim comprometer a sustentação da pele. São aquelas técnicas que removem a gordura subdermal das bochechas. Por isso eu recomendo que você pergunte ao seu dentista ou com o seu cirurgião plástico qual técnica ele vai utilizar na sua bichectomia.

Quanto custa, qual o preço da bichectomia?

Isso varia muito de profissional para profissional, já vi casos que vão de R$ 1.000,00 à R$10.000,00.

Isso vai depender da técnica operatória, da experiência do profissional e do grau de complexidade de cada caso. Daí a importância de um bom diagnóstico e um planejamento aprofundado.

Eu recomendo que você consulte vários profissionais e realize a Bichectomia com aquele que lhe transmitir a maior confiança.

Porque há tantas dúvidas nas Fotos do Antes e Depois da Bichectomia?

Isso acontece por 2 motivos muito importantes:

O principal motivo é que a maior parte dos pacientes realizam junto com a bichectomia, procedimentos complementares. Gerando grandes transformações no rosto. Dando a falsa impressão e gerando uma falsa expectativa. 

Outro motivo é que cada pessoa tem um resultado diferente, pois estamos falando de um procedimento que depende da resposta de cada organismo.

Onde fica esta gordura de Bichat?

Esta gordura é localizada entre os músculos da bochecha (músculo masseter e músculo bucinador)

Qual a função da gordura de Bichat?

Ela tem um importante papel durante a fase de amamentação, auxiliando o nenê na sucção do leite materno. Você já observou que todo nenê é bochechudo ? Os meus filhos, por exemplo, eram muuuito bochechudos ... rsrsrs  .... dava vontade de morder ... rsrsrs  ...

Passado esta fase de amamentação a gordura se mantém no rosto praticamente sem função, daí a procura de muitas pessoas para remover a gordura de Bichat.

Por que remover a gordura de Bichat?

A remoção da Gordura de Bichat pode ser feita por 2 objetivos principais:

  • Estético: com o objetivo de afinar o rosto ressaltando as linhas do "Blush" deixando o rosto mais fino e mais delineado. Pois em alguns casos este acúmulo de gordura nas bochechas é desenvolvido de forma exagerada. Deixando o rosto da pessoa muito redondo e muito volumoso, tendo então a indicação estética. Que visa a redução do volume desta gordura, permitindo que o rosto se torne mais fino.
  • Funcional: com o objetivo de reduzir as  mordidas internas das bochechas que costumam causar aftas enormes e doloridas. Principalmente nas pessoas que tem bruxismo ou apertamento dentário.

A bichectomia é um procedimento novo?

Contrario do que muitas pessoas pensam, a bichectomia não é um procedimento novo. Ela já é realizada há muitos anos, porem o seu principal objetivo era funcional.  Buscando o equilíbrio da função muscular dos músculos da bochecha, daquelas pessoas que costumam morde-las constantemente, como citamos anteriormente.

Então a finalidade da bichectomia  para estes casos é reduzir o volume interno das bochechas e por consequência reduzir as mordidas e as aftas causadas pelas mordidas involuntárias.

Por que, antigamente, não se falava tanto em bichectomia?

Simplesmente por quê não existia Facebook e Instagram rsrsrsr ....

No entanto com o crescimento das Mídias Sociais, como Facebook e Instagram, a preocupação com a estética facial e corporal aumentou muito. Levando as pessoas a buscarem vários recursos estéticos.

A Bichectomia, ganhou destaque, pois é um procedimento cirúrgico de pequeno porte, realizado com anestésico local em consultório odontológico sem a necessidade de hospital e nem de anestesia geral.

O que levou ela a ser considerada, por muitos, como um procedimento da moda. Principalmente depois de  vários, atores, atrizes, músicos, jogadores de futebol, ... realizaram este procedimento e postarem os resultados da transformação no Instagram e no Facebook.

O que eu recomendo?

Eu recomendo que você converse com vários cirurgiões dentistas. A fim de que você realize a Bichectomia com aquele que lhe transmitir a maior confiança.

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em  São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em  Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.