Olá Dr Paulo Coelho eu me chamo Marcia e estou muito preocupada pois tenho um bruxismo severo. E os meus dentes estão se desgastando pelo bruxismo. Já procurei vários especialistas e não sei o que fazer. Pois já coloquei várias placas de bruxismo e nada melhora. Por favor o que devo fazer?
Publicidade
O desgaste dos dentes é um problema que tem preocupado muitas pessoas, pois pode comprometer a estética e a saúde bucal.
Ele pode ocorrer tanto nos adultos como nas crianças. Podendo variar de pequenos desgastes na superfície do esmalte até o comprometimento das estruturas mais profundas do dente.
Na literatura científica, encontramos várias definições e denominações para os diferentes tipos de desgastes que podem ocorrer, entre eles destacamos: a erosão dental e a abfração.
Porém é importante lembrar que o desgaste do dente nem sempre pode ser considerado como um processo patológico.
Publicidade
Pois todos os dentes sofrem um desgaste natural a partir de um processo fisiológico de envelhecimento do próprio organismo.
Q que pode ser intensificado ou diminuído a partir do tipo de alimentação que a pessoa costuma ter. Uma dieta com alimentos menos cozidos, mais abrasivos tendem a desgastar mais os dentes.
Publicidade
Na Idade Média, por exemplo, a dieta era mais consistente, o que ocasionava maiores desgastes, diferente do que ocorre atualmente na dieta moderna, onde os alimentos são mais processados tornando-os mais macios.
Maus hábitos, como morder objetos (canetas, cachimbos, grampos, etc), usar dentes como ferramentas também estão associados como aumento dos desgastes e devem ser evitados.
O uso de substâncias medicamentosas por tempo prolongado, sem orientação médica, assim como o alto consumo de refrigerantes e bebidas ácidas são fatores que influenciam no PH da saliva que podem comprometer a resistência dos dentes.
A boa notícia é que a odontologia estética e restauradora, vem se desenvolvendo muito e possui recursos de última geração visando a reabilitação oral.