O Bruxismo Quebra a Lente de Contato Dental?

u sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Odontologia e Cirurgião Dentista). E estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Solange. Pois ela nos pergunta se o bruxismo quebra a lente de contato dental. Aproveito para lhe dizer que realizo Tratamento de Bruxismo bem como Lente de Contato Dental. Nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Olá Dr Paulo, o meu nome é Solange, moro em Fortaleza. Eu tenho bruxismo a noite durante o sono. Os meus dentes estão muito feios e eu gostaria de fazer a lente de contado nos dentes. Eu gostaria de saber se o bruxismo quebra a lente de contato dental?

Solange, obrigado pelo seu email.

O bruxismo é um problema que atualmente tem afetado muitas pessoas. Que afetam tanto adultos quanto crianças

Ele pode acontecer tanto durante o dia quanto durante a noite enquanto você dorme. Tem por característica principal o ranger de dentes de forma inconsciente e vigorosa. Gerando desgastes dentários, quebras de dentes e problemas na ATM (Articulação Temporomandibular)

Outra forma do bruxismo acontecer é na forma de apertamento dentário. Onde a pessoa ao invés de ranger os dentes ela aperta os dentes com uma força elevada. Levando a quebra de dentes e quebra a das restaurações.

A causa específica do bruxismo é de difícil determinação pois existem muitos fatores que podem estar relacionados a ele.

Mas sabemos que a ansiedade e o estresse colaboram muito com o aumento da intensidade e da frequência do bruxismo.

 

Solange respondendo então especificamente a sua pergunta se "O bruxismo quebra a lente de contato dental?"

Eu te respondo que sim, pois se ele pode quebrar até o dente natural. Com certeza ele pode quebrar uma lente de contato dental seja ela de Resina ou de Porcelana, não importa.

O grande segredo então é buscar o controle do bruxismo. Através de tratamentos medicamentosos ou da Aplicação do Botox (Toxina Botulínica). Onde a aplicação é realizada  nos músculos temporal e masseter. Com o objetivo de diminuir e até sessar o ranger e o apertamento dos dentário.

Vale dizer, que independente de você fazer ou não uma lente de contato dental. O controle do bruxismo é de suma importância, pois ele pode abalar e quebrar os dentes.

Outra medida que adotamos quando realizamos as lentes de contato é confeccionar umas plaquinhas removíveis, semelhantes ao Invisalign.

Para que a pessoa use a plaquinha no períodos onde ela mais range. Visando proteger as lentes e os dentes  do atrito dentário.

Portanto Solange, respondendo mais uma vez a sua pergunta: sim o bruxismo quebra a lente de contato dental. Principalmente nos casos onde não se faz o controle preventivo do bruxismo.

Eu recomendo que você converse com o seu dentista sobre o seu bruxismo, de forma que ele realize um protocolo de controle do bruxismo e um planejamento para a confecção das suas lentes de contato.

Solange, não fique preocupada nem desanimada. Ao longo dos meus 25 anos de atividade docente e clínica. Eu já atendi uma quantidade enorme de pessoas com bruxismo dos mais variados níveis de intensidade.

E posso te garantir que quando o bruxismob esta controlado, tanto os dentes, como as lentes e como as restaurações ficam preservadas.

Daí a importância de um bom planejamento que tenho certeza que o seu dentista fará.

Solange espero ter lhe ajudado.

Qualquer outra dúvida pode voltar a me escrever.

Atenciosamente

Dr Paulo Coelho (crosp 49.777)

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em  São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em  Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Comments are closed.