Qual a diferença entre Faceta e Lente de Contato Dental ?

Qual a diferença entre Faceta e Lente de Contato Dental

Eu estou escrevendo este artigo para responder ao email enviado pela Marines de Porto Alegre. E ela nos pergunta:

Prezado Dr Paulo, o meu nome é Marines tenho 37 anos, moro em Porto Alegre. Acontece que os meus dentes são muito amarelos, ja fiz vários clareamentos sem sucesso. Me falaram das lentes de contato dental. Eu gostaria de saber qual a diferença entre faceta e Lente de contato Dental. Obrigada

Olá Marines, obrigado pelo seu email.

As Facetas e as Lentes de contato Dental são laminados de Cerâmico e de Resina que por principal finalidade cobrir a superfície do Dente. Mudando ou transformando principalmente o formato e a cor do dente em que elas são instaladas. 

Este laminado, contrário do que muita gente imagina, é um procedimento que já existe há vários anos. Mas que graças aos grandes avanços tecnológicos da Odontologia este laminado vem se tornando cada vez mais estético e cada vez mais resistentes e cada vez mais acessível financeiramente.

Este procedimento permite: 

- Alteração da cor do dente, em especial naqueles dentes onde o clareamento dental não é ou não foi tão eficaz, como ocorre no seu caso.

- Alteração do formato dos Dentes naqueles dentes que sofreram má formação (como dentes conóides ou microdentes) ou daqueles dentes sofreram quebras e fraturas.

- Alteração de posicionamento de dentes em casos onde o paciente não quer ou não pode usar um aparelho ortodôntico.

 

  

Mas qual diferença entre faceta e lente de contato dental?

A diferença entre Faceta e Lente de Contato Dental é basicamente a espessura da lamina. E a quantidade de desgaste necessário na superfície do dente para a instalação do laminado. 

Há cerca de 20 anos atras quando começamos a trabalhar com as facetas, os materiais não eram tão resistentes como são hoje. E para conseguirmos uma maior resistência era necessário que as lâminas fossem mais grossas em espessura. O que gerava uma maior necessidade de desgaste dos dentes.

Com a evolução da resistência dos materiais, tanto as facetas de resina como as de porcelana, as laminas se tornaram muito mais finas e passaram a ser chamadas de lentes de contato dental.

Com a isso a necessidade de grandes desgaste para a confecção das lentes dentes, com excessão dos casos onde há comprometimento da estrutura do dente com cáries e fraturas dentais.

 

 

Valores: Qual a diferença entre faceta e lente de contato dental?

O valor entre uma faceta e uma lente contato não costuma ser diferente, pois na verdade o que realmente influência no valor é o material empregado na confecção dela. Onde a resina é muito mais barato que a porcelana.

Mas vale lembrar que no grupo das resinas também temos um grande variação de valores, sendo as resinas importadas mais caras que as nacionais, por serem de qualidade superior.

O mesmo acontece com as lentes de porcelana, onde também encontramos uma grande variedade de cerâmicas que vão influenciar diretamente no custo e na qualidade da lente de contato.

Infelizmente o valor esta relacionado a qualidade e na resistência das lentes e das facetas. Portanto se você estiver buscando somente preço, lembre-se que nas lentes e nas facetas o barato pode sair caro

Daí a importância de você conversar bastante com o seu dentista e tirar todas as dúvidas.

 

 

Estabilidade de Cor: Qual a diferença entre faceta e lente de contato dental?

A estabilidade da cor  não relacionada em ser uma faceta ou uma lente de contato. Mas esta relacionada ao material utilizado na confecção delas.

O material basicamente pode ser de resina ou de porcelana.

As lentes de resina tem uma estabilidade de cor com um tempo médio de 5 anos.

Dependendo, é claro dos cuidados que a pessoa tem. Eu, por exemplo, tenho alguns casos tratados onde a pessoa tem as lentes de resina há mais de 8 anos e não quer trocar. Isso por que nestes casos os pacientes cuidaram bem das lentes de contato. Realizando controle de escovação dentária, controle de tártaro e placa bacteriana.

As lentes de porcelana são mais resistentes a mudança de cor. Porem, como tudo na vida, nada é eterno e tudo precisa de manutenção.

Um carro por exemplo, uma Porsche, um carro extremamente caro. Que se você não trocar o óleo regularmente, não calibrar os pneus, não abastecer com combustível e não lava-lo. Fatalmente você terá problemas com ele. 

Com os dentes a mesma coisa, se não houver manutenção deles, independente de ter ou não ter lentes e facetas, fatalmente você terá problemas.

Marines, sei que parece redundância falar de controle e visitas periódicas ao dentista. Mas acredite em mim, muitas pessoas acham que por colocar lentes de resina ou de porcelana, nunca mais precisam se preocupar com a saúde bucal. 

 

 

As Lentes de Contato Dental de Porcelana duram para sempre?

Marines esta é uma dúvida muito comum e eu entendo pois o investimento de uma boa porcelana costuma ser um pouquinho alto. E quando realizamos um um investimento alto queremos que dure para sempre.

Mas infelizmente, isso não ocorre com nada no nosso corpo, pois ao longo dos anos tudo no nosso corpo sobre as ações do tempo.

Volto a dar como exemplo "um carro", onde por mais caro que você invista nele. Ele também sofrerá as ações do tempo.  Principalmente se você não realizar a manutenção dele.

Portanto Marines, nada é eterno no nosso corpo, embora as lentes de porcelana tenham uma duração bem maior que as de resina.

 

 

Recomendações

Eu recomendo você conversar com o seu dentista para um diagnóstico e planejamento aprofundado do seu caso.

Avaliando sobre tudo o custo benefício da utilização da resina ou da porcelana para o seu caso.

Mas volto a te alertar, cuidado na busca de preços pois materiais mais baratos costumam ter durabilidade menor necessitando muitas vezes a curto prazo refazer o tratamento

Espero ter lhe ajudado na sua dúvida e se houver mais alguma dúvida pode voltar a me escrever.

Atenciosamente

Dr Paulo Coelho

.
 
.

 

[mp_row bg_video_youtube_repeat="true" bg_video_youtube_mute="true" bg_video_repeat="true" bg_video_mute="true"] [mp_span col="12"] [mp_video src="https://youtu.be/bRAfHiIXjlw"] [/mp_span] [/mp_row] [mp_row bg_video_youtube_repeat="true" bg_video_youtube_mute="true" bg_video_repeat="true" bg_video_mute="true"] [mp_span col="12"] [mp_row_inner bg_video_youtube_repeat="true" bg_video_youtube_mute="true" bg_video_repeat="true" bg_video_mute="true"] [mp_span_inner col="12"] [mp_text] [/mp_text] [/mp_span_inner] [/mp_row_inner] [mp_row_inner bg_video_youtube_repeat="true" bg_video_youtube_mute="true" bg_video_repeat="true" bg_video_mute="true"] [mp_span_inner col="12"] [mp_text]

Clique abaixo para enviar as suas dúvidas, eu ficarei muito feliz em poder lhe ajudar

envie suas duvidas, drpaulocoelho

[/mp_text] [/mp_span_inner] [/mp_row_inner] [/mp_span] [/mp_row]

Posts Relacionados

Lente de Contato Dental Quebra? Lente de Contato Dental Quebra? A Juliana nos escreve perguntando se a lente de contato dental quebra muito, pois as dela já quebrou 3 vezes., vamos ...
Facetas de Porcelana – Qual o Preço em Campi... Facetas de Porcelana - Qual o Preço em Campinas?   Facetas de Porcelana - Eu estou escrevendo este artigo para responder a pergunta enviada p...
Facetas e Restaurações em Resina – São Confi... Facetas em Resina - São Confiáveis ou Não ? Eu estou escrevendo este artigo para responder ao email envaido pela Jaqueline de Uberaba e ela nos pergu...
O Bruxismo Quebra a Lente de Contato Dental? O Bruxismo Quebra a Lente de Contato Dental? Eu estou escrevendo este artigo para responder ao email enviado pela Solange que nos pergunta se o bruxis...
Lente de Contato Dental ou Claremento Dental ? Clareamento ou Lente de Contato Dental ? Neste vídeo eu vou estar discutindo o que é melhor para o deixar os dentes mais brancos Clareamento ou Lente...
O que é mais caro a Faceta ou Lente de Contato Den... O que é mais caro a Faceta ou a Lente de Contato Dental Eu sou o Prof Paulo Coelho e estou gravando este vídeo para responder dúvida enviada por ...
Quanto Custa a Lente de Contato Dental? Quanto Custa a Lente de Contato Dental? Estou Escrevendo este artigo para responder ao email enviado pela Consuelo de São Paulo e ela nos pergunta qu...

No Comments Yet.

Leave a Reply

Pin It on Pinterest