O que é Harmonização Facial?

Harmonização Facial é uma Especialidade da Odontologia, com uma visão abrangente e aprofundada do equilíbrio funcional das estruturas musculares relacionadas: a fala, a mastigação bem como as expressões faciais. Que envolve procedimentos como: Ortodontia, Clareamento Dental, Redução da Papada, Bichectomia, Fios de sustentação,  Botox, Preenchedores, Lente de Contato Dental, Implante dentário.

Como funciona a Harmonização Facial?

A harmonização facial inicia a partir de uma análise funcional aprofundada do funcionamento dos músculos faciais. Durante a fala, o sorriso e a mastigação. 

Visando buscar pontos de desequilíbrio estético funcional que geram assimetrias no rosto.

Onde após esta análise são utilizados procedimentos pontuais e específicos para a necessidade de cada pessoa.

Portanto a harmonização funcional vai muito alem do que uma simples aplicação de Botox para a remoção de uma ruguinha.

Quais os Procedimentos da Harmonização Facial?

Atualmente existe uma infinidade de procedimentos que podem ajudar o profissional a harmonizar o rosto como: Ortodontia, Redução da Papada, Bichectomia, Clareamento Dental, Fios de sustentação,  Botox, Preenchedores, Lente de Contato Dental, Implante dentário.

No entanto, vale ressaltar que o sucesso da harmonização facial esta na integração das técnicas e não no uso de apenas um único procedimento individualizado.

Por exemplo, se você realizar apenas um Preenchimento Labial e não realizar um ajuste da posição dos dentes o resultado vai ficar deficitário.

O mesmo acontece com o Bigode Chinês que é algo que assombra as mulheres. 

Se o profissional realizar apenas o preenchimento e não ajustar a posição dos dentes, o resultado vai ficar ruim e durar pouco tempo.

Isso porque os lábios estão apoiados sobre os dentes e logicamente se os dentes estão muito pra frente ou muito tortos, a linha do bigode chinês vai ficar muito evidente.

Daí a necessidade de um planejamento aprofundado integrando os procedimentos garantindo um rosto simétrico, bonito e harmônico.

Redução da Papada

Atualmente existem vários procedimentos estéticos com o objetivo de reduzir a papada.

A formação da papada na grande maioria dos casos esta muito associada a função muscular alterada dos músculos da cabeça e do pescoço. 

Bem como por um problema postural habitual ou por um problema de mastigação e deglutição irregular (engolir alimentos de forma irregular)

Portanto não se trata em apenas de reduzir o volume de gordura esteticamente. Mas sim de reequilibrar toda a função muscular da cabeça e do pescoço.

O que é conseguido com a redução da gordura do pescoço a aplicação ácido deoxicólico associado ao reequilíbrio funcional muscular.

Bichectomia

A Bichectomia é um procedimento cirúrgico de pequeno porte, realizado em ambiente de consultório, com anestésico local.

Com o propósito de reduzir o volume das bochechas por:

  • Finalidades Funcionais, sendo indicada para aquelas pessoas que mordem involuntariamente as bochechas gerando aftas enormes.
  • Finalidade Estética onde ela é indicada para as pessoas muito bochechudas, que sentem o desconforto estético de um rosto muito arredondado.

Fio de Sustentação

Os fios de sustentação, tem sido muito utilizado por médicos e dentistas no mundo todo. 

Com o objetivo de reposicionar a musculatura orofacial perdido ao longo dos anos por diversos fatores como: perda de dentes, funções irregulares dos músculos da fala e de mastigação.

Os fios geram um efeito Lifting Facial reduzindo linhas de expressão como o "Bigode Chinês" e o "Buldoguinho" delineando a base da mandíbula.

Clareamento Dental 

O clareamento dental passou, nos últimos anos, por inúmeras evoluções deixando os dentes cada vez mais brancos e menos sensíveis que as antigas técnicas.

Botox - Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica atua diretamente no reequilíbrio da função muscular de forma estética bem como de forma terapêutica.

O cirurgião dentista utiliza a toxina botulínica estrategicamente no equilíbrio da função muscular nos casos de Bruxismo, Paralisias Facias, bem como nas Reabilitações Orais.

Preenchedor - Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico é um importante preenchedor utilizado na harmonização. Com o propósito de restabelecer o equilíbrio funcional dos lábios e das linhas de expressão.

Visando não só a recuperação estética mas sobretudo a função muscular dos músculos da face como um todo.

Principalmente nos casos de correções de irregularidades faciais funcionais e musculares causadas pela ausência prolongada de dentes. 

PRP - Plasma Rico em Plaquetas

O PRP  (plasma rico em plaquetas) é um concentrado de proteína plasmática rica em plaquetas obtido através da coleta do sangue do paciente.

Com o propósito de aplicar nas regiões onde há necessidade de formação de colágeno. Como as regiões de implante dentário bem como em áreas de reparação tecidual.

Ortodontia

Da mesma forma que toda obra arquitetônica, deve ser iniciada pela parte estrutural, a harmonização facial também deve.

Sendo esse o papel da Ortodontia, que trabalha posicionando todos os dentes de forma estrutural. Possibilitando uma melhor resposta dos demais procedimentos da harmonização.

A Ortodontia também evoluiu muito nos últimos anos. Desenvolvendo aparelhos mais confortáveis, mais rápidos e praticamente invisíveis como o Aparelho Lingual e o Aparelho Invisalign

Lente de Contato Dental

As Lentes de Contato são laminas de resina ou de porcelana que são coladas na superfície dos dentes.

Com o objetivo de alterar a cor e o formato dos dentes de forma provisória ou definitiva.

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em  São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em  Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.