Motivos para embelezar seu sorriso

Motivos para embelezar seu sorriso

Dentre as belezas colocadas pelo Criador na natureza, uma das mais perfeitas é o ser humano, e entre as perfeições deste, uma é, sem lugar a dúvidas o sorriso, o mais belo dos gestos, nossa maneira de comunicação não sonora mais eficiente e expressiva, elemento de atração entre as pessoas, razão de aproximação entre muitas.

Obviamente, sempre e quando o sorriso seja verdadeiro e espontâneo. E desde que esteja conservado, tal qual o recebemos, ou melhor.

Melhor porque, a exemplo de outras evoluções conseqüentes da mão do homem, o sorriso também pode ser corrigido ou melhorado. Assim como cortamos a barba, ajeitamos os cabelos, fazemos uma maquiagem, nos dedicamos a um regime ou nos submetemos a uma plástica, o sorriso pode e deve receber uma atenção no sentido de melhorá-lo.

A mão do homem, capaz de criar, dando beleza a uma pintura, formas belas a uma escultura, ênfase com iluminação a belezas naturais ou ainda efeitos especiais pela arquitetura, hoje tem feito transformações fisionômicas verdadeiramente fantásticas, com simples correções no sorriso de uma pessoa.

São melhorias nas cores dos dentes, correções de formato de alguns deles, buscando uma melhor harmonia, reposicionamento de dentes tortos, eliminação de espaços  interdentais, ou diastemas através do uso de resinas da cor dos dentes, reposição de dentes perdidos através da colocação de implantes, correção de defeitos nas gengivas e acerto de posições erradas dos maxilares.

Com isto, melhora-se a nossa imagem facial, justamente no ponto de maior concentração visual: a boca. Rejuvenesce-se as feições, aumenta-se a auto-estima, pela melhor aceitação de si mesmo, quando não corrigindo algumas limitações a que nos impúnhamos por insatisfações com o nosso sorriso.

Melhora-se a fonética e permite-se melhor entonação das palavras, facilitando a comunicação tão essencial em nossos dias.

Algumas vezes, com correções para melhorar o sorriso, obtém-se um maior volume na arcada dentária, melhorando o posicionamento dos lábios, aperfeiçoando o perfil facial e, em algumas vezes eliminando rugas decorrentes de defeitos ou falhas dentárias.

Noutras, facilita-se a própria higiene bucal, permitindo uma melhor manutenção do branco ideal dos dentes que, de outra maneira, só era obtido pelo clareamento artificial, bastante usado na melhoria da aparência.

Deve-se procurar um dentista, sempre que tivermos qualquer insatisfação com a cor ou forma dos nossos dentes, mesmo que sejam problemas antigos, que outros profissionais não comentaram ou resolveram, porque as soluções para estes problemas são coisas recentes, que só na última década passaram a ganhar uma atenção maior.

Dentro da Odontologia, o profissional mais indicado para a solução destes problemas é o especialista em dentística restauradora e a área de sua atuação, a estética, também conhecida como cosmética dental.

Quanto mais tempo decorrido, mais os problemas aumentam e mais difíceis e onerosas passam a ser as soluções. Problemas de estética, tratados no início, envolvem valores pequenos e, muitas vezes, poucas consultas são suficientes. Na maioria dos casos, estes tratamentos não envolvem dor, sendo feitos sem necessidade do uso de anestésicos.

Por Antônio Inácio Ribeiro, extraído do livro “100 motivos para ir ao dentista”.

Comments are closed.