Ortodontia com Aparelho Ortodôntico Estético

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Ortodontia e Cirurgião Dentista) e estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Esther. Pois ela gostaria de realizar uma Ortodontia com Aparelho Ortodôntico. Aproveito para lhe dizer que realizo tratamento com aparelhos estéticos. Invisalign, Aparelho Lingual e Aparelho Transparente. Nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Prezado Dr Paulo Coelho. Me chamo Esther, tenho 32 anos, sou de Campinas, São Paulo e por motivos profissionais eu preciso realizar uma Ortodontia com Aparelho Ortodôntico Estético, com um aparelho praticamente invisível. Pois no meu trabalho e no meu cargo a diretoria não aceita o uso aparelho metálico. Entretanto, diante desta exigência, eles me ajudam com o custo do tratamento.

Esther Obrigado pela sua mensagem.

Sei que parece meio estranho e muito arbitrário a exigência da sua empresa. No entanto, Esther, saiba que eu tenho recebido muitas mensagens com esta necessidade de realizar uma ortodontia estética ou melhor dizendo com um aparelho estético.

Mesmo que pareça exagerada atitude da sua empresa o fato dela querer te ajudar te ajudar com o custo, um pouco mais alto de uma aparelho ortodôntico discreto, Pode ser visto como um benefício.

Muitas pessoa, também tem nos procurado não só por exigências profissionais, mas também pela vontade de não querem usar os aparelhos ortodônticos aparentes 

Entretanto a boa notícia é que existem aparelhos que atendem esta necessidade e esta expectativa, como o Aparelho Lingual bem como o Invisalign.

Ambos são aparelhos de comprovada eficiência e eficácia apresentando resultados tão bons quanto os aparelho metálicos tradicionais. Portanto a Ortodontia Estética é tão boa quanto a ortodontia convencional

Estes aparelhos não são tão novos assim, sendo que eu já uso o Invisalign há uns 18 anos e o Aparelho Lingual há mais de 20 anos (faço ortodontia há mais de 25 anos)

No entanto mais importante que a minha opinião, em relação a ortodontia estética é a opinião da comunidade cientifica. Pois a eficiência e a eficácia de um tratamento deve ser fundamentados em artigos científicos. 

Com o propósito de você ter acesso gratuito maior biblioteca saúde Online do mundo, a PUBMed Online, eu vou deixar o endereço de acesso a ela www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/. 

Portanto, diante desta necessidade eu vou te apresentar alguns tipos de aparelhos ortodônticos discretos. Que compõe a ortodontia estética 

Aparelho Lingual (Ortodontia Estética)

A Ortodontia Lingual (é o aparelho ortodôntico que mais gosto de trabalhar!!!) também chamada de Ortodontia Invisível, vem atender a Ansiedade e a Expectativa de quem necessita realizar um tratamento ortodôntico desde que o aparelho não apareça. 

Na sua maior parte são pacientes adultos que querem um tratamento como uma ortodontia estética. Atualmente a Ortodontia Lingual é considerada a "Ortodontia Invisível". 

Pois como ele é colado por de traz dos dentes, ele fica  totalmente imperceptível ou como algumas pessoas gostam de falar ele fica invisível.

Aparelho Invisalign (Ortodontia Estética)

O Aparelho Invisalign é uma aparelho transparente composto de uma série de placas removíveis. É indicado tanto para correções sutis do seu sorriso quanto para tratamentos ortodônticos mais completos. 

Traz excelentes resultados na grande maioria dos casos como: no tratamento de dentes apinhados (dentes encavalados - um em cima do outro), ou de dentes separados, bem como problemas mais complexos. 

Tem por diferencial ser removível o que gera grande conforto e grande conveniência pois pode ser removido em ocasiões especiais como festas e reuniões profissionais.

Também é como o aparelho lingual, um dos aparelhos mais buscados na ortodontia estética.

Aparelho Ortodôntico Transparente (Ortodontia Estética) 

Aparelho Ortodôntico Transparente Fixo vem atender a ansiedade e a expectativa de quem necessita realizar um tratamento ortodôntico discreto, sem gastar muito. 

Uma vez que é um dos aparelhos ortodônticos mais fabricados no mundo com uma grande quantidade de tipos de materiais e formatos diferentes. 

Onde destacamos: o aparelho transparente com base resinosa, o aparelho transparente de safira e o aparelho transparente cerâmico ou de porcelana.

Perguntas Frequentes sobre Ortodontia

O que é Ortodontia?

A Ortodontia é uma especialidade da odontologia que tem por objetivo alinhar os dentes com o objetivo de harmonizar a estética do sorriso. Bem como equilibrar e as funções musculares da fala, de mastigação, de deglutição dos alimentos, e até da respiração.

Historicamente há registros de uma múmia encontrada as margens do Rio Nilo com idade estimada entre 3.000 a 2500 anos de idade, que tinha em seus dentes uma espécie de aparelho ortodôntico. 

Há também registros, de Aristóteles e Hipócrates, na Grécia antiga, que já estudavam maneiras de movimentar os dente com o propósito de corrigir a posição dos dentes. 

A história continua até os dias atuais onde temos aparelhos ortodônticos de altíssima tecnologia fundamentados em milhares de trabalhos científicos.

Podemos classificar a ortodontia em: ortodontia preventiva, ortodontia interceptava e ortodontia corretiva:

O que é Ortodontia Preventiva?

Ortodontia preventiva: é realizada durante a fase da dentição de leite (dentes decíduos). Em torno dos 6 meses aos 7 anos de idade que tem por objetivo tratar e prevenir as alterações de desenvolvimento dos dentes. Assim como tratar as alterações do desenvolvimento do crescimento facial. 

Da mesma forma que prevenir e eliminar hábitos deletérios como respiração bucal, sucção de dedos e o uso prolongado de chupetas. 

A prevenção é de suma importância pois colabora diretamente com o desenvolvimento da criança tanto em termos de:

  • alimentação, 
  • qualidade do sono, 
  • respiração, 
  • concentração escolar 
  • socialização, pois uma criança com os dentes muitos tortos infelizmente sobrem bulling por parte dos amiguinhos

O que é Ortodontia Interceptativa?

Ortodontia Interceptativa é aquela que ocorre durante a troca dos dentes de leite (dentes decíduos) pelos dentes permanentes.

Inicia a partir do crescimento (nascimento) do primeiro molar permanente, geralmente após os 7 anos. Mas pode variar muito de criança para criança e vai até aproximadamente os 14 anos, também variando de criança para criança

É um tratamento muito importante pois conseguimos ajudar a dentição permanente se estabelecer na arcada com um encaixe de dentes adequado. 

Interferindo o menos possível na rotina do adolescente.

O que é Ortodontia Corretiva?

A Ortodontia Corretiva é o tratamento ortodôntico que é realizado após a fase da dentição mista ou seja após a troca dos dentes decíduos (dentes de leite) pelos dentes permanentes. Sendo que esta fase, que se inicia em média por volta dos 14 anos, segue sem limite máximo de idade. 

Você pode estar se perguntando … como assim … quer dizer que uma pessoa de 80 anos pode realizar um tratamento ortodôntico ? 

Sim pode, desde que o pessoa tenha as estruturas dentárias (dente, gengiva, base óssea) e o estado de saúde geral em equilíbrio,  não haverá problema algum. Pois a ortodontia evoluiu muito em tecnologia e em conforto permitindo que o tratamento seja realizado em todas as fases da vida.

O que é Ortopedia Facial?

Ortopedia facial é o segmento da ortodontia que cuida do crescimento e do desenvolvimento ósseo. Visando corrigir e interceptar as alterações das direções do crescimento dos ossos da face. 

A ortopedia facial pode atuar de forma preventiva onde o profissional através de exames radiográficos e tomográficos obtém uma previsibilidade das possíveis alterações de desenvolvimento em que a criança irá ter. 

Bem como pode também atuar de forma interceptadora, onde  as alterações ósseas já estão acontecendo ou até de forma corretiva quando as alterações do desenvolvimento já estão estabelecidas.

Vale ressaltar que a ortopedia facial apresenta os melhores resultados quando iniciada o mais cedo possível.

Atitudes simples e preventivas, como:

  • controle do uso da chupeta, 
  • controle da respiração, 
  • controle da deglutição (maneira que a criança engole os alimento e a saliva), 
  • remoção do hábito de chupar o de dedo
  • são considerados procedimentos preventivos ortopédicos de extrema importância e grande eficácia no desenvolvimento da criança. 

Problemas Ortodônticos mais comuns

Existem uma infinidade de problemas ortodônticos a serem estudados e discutidos durante todas as fases da vida. Que vão da infância a terceira idade (traduzindo ... melhor idade).

Alias até pouco tempo atras o foco do tratamento era a infância e a adolescência, porem este senário mudou. Pois ocorreram grandes avanços tecnológicos na ortodontia o que a tornou aplicável a todas as idades

Atualmente vemos muitas pessoas da melhor idade com aparelho ortodôntico buscando saúde, estética e bem estar.

Diastemas

Defeito para uns, charme para outros. Surpreendentemente não conseguimos passar sem observar a presença deste afastamento entre os dentes centrais durante um sorriso.

Se o sorriso for bonito é razão de admiração, havendo algum defeito, consequentemente a nossa concentração visual é voltada para ele.

Principalmente se for num ponto bem central da boca, como é o caso dos diastemasSaiba Mais

Mordida Aberta

Mordida aberta é o nome dado a um determinado tipo de maloclusão onde os dentes superiores não tocam os dentes inferiores ou vice-versa. Deixando por consequência um espaço entre os dentes superiores e os inferiores.

Podendo ocorrer nos dentes da frente, bem como nos dentes do fundo, do lado direito e/ou do lado esquerdo da boca.

Este problema pode ocorre tanto em adultos como em crianças e certamente  esta relacionado a um desses fatores:

  • sucção de dedos, 
  • uso por tempo prolongado de chupetas, 
  • respiração bucal, 
  • interposição da lingual (durante a fala ou a deglutição de alimentos), 
  • roer unha, entre outros.

Mordida Cruzada

Dentre os vários tipos de maloclusão (posição incorreta ou errada dos dentes) a mordida cruzada pode ocorrer durante a fala, durante a mastigação ou até quando fechamos a boca encostando um dente no outro. 

É um problema simples de ser tratado, quando diagnosticado precocemente, porem pode ser agravado quando associado a por alguns hábitos deletérios como: sucção dos dedos ou uso prolongado da chupeta.

Mordida Profunda

A mordida profunda é uma maloclusão caracteriza pela sobreposição excessiva dos incisivos superiores sobre os inferiores.

Consequentemente não permitindo que os dentes dentes inferiores sejam vistos quando a pessoa sorri.

Podendo ocorrer tanto em crianças, adolescentes e adultos. E pode se apresentar em vários graus indo do mais leve ao grau mais severo.

Prognatismo Mandibular

O prognatismo mandibular é o assunto mais complexo da odontologia pois envolve fatores genéticos. Pode estar tanto relacionado a maxila (osso de cima da cavidade oral) bem como a mandíbula (osso de baixo da cavidade oral).

Já gostaria de iniciar esta página me desculpando como os meus alunos de Ortodontia, pois vou usar, nesta página uma linguagem não científica e não técnica como costumo usar em meus curso.

Pois o meu objetivo aqui é orientar o público em geral que não tem formação técnica na área de saúde e que busca uma solução para o seu caso ou para o caso dos seus filhos.

O prognatismo mandibular é classificado a odontologia como Classe III de Angle, onde observamos uma mandíbula projetada mais para a frente como observamos na imagem abaixo na foto da atriz Angelina Jolie.

Agenesia Dentária

A agenesia dentária é representada pela falta ou ausência de um ou mais dentes na arcada dentária e pode estar relacionada a fatores como: alteração genética, alterações hereditárias e alteração de desenvolvimento.

A alteração genética ocorre quando da inexistência ou da má formação do germe dental que daria origem à formação do dente. 

Esta alteração pode ocorrer em decorrência:

  • a doenças sistêmicas, 
  • alteração cromossômica como em algumas síndromes. 
  • alterações causadas por interação medicamentosa utilizada durante o período de gestação
  • e outros fatores que interferem diretamente na formação fetal.

O que eu recomendo ?

Eu recomendo que você converse com vários ortodontistas a fim de que você realize o tratamento com aquele que lhe transmitir a maior confiança.

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades emSão Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.