Dr Paulo Coelho, me chamo Marinês, sou de Campinas – São Paulo, eu tive Paralisia de Bell que me deixou com boca torta e minha autoestima muito baixa. Fiz vários tratamentos fisioterápicos. Porém quando sorrio a minha boca continua repuxando para a esquerda. Eu gostaria de saber se como a Harmonização Facial pode ajudar?
Marinez obrigado pelo seu email !
Eu entendo a sua angústia e o seu desconforto, pois infelizmente tenho atendido muitas pessoas vítimas da paralisia facial de Bell
Isso devido ao alto nível de ansiedade e estresse pelo que o mundo tem passado nos últimos anos. Sendo estes os grandes causadores deste mal que tem atingido milhões de pessoas no mundo todo.
Mas o que é a Paralisia de Bell?
Ela é uma paralisia causada pela inflamação do nervo facial, que geralmente ocorre apenas de um lado do rosto. afetando o funcionamento dos músculos do lado compomeido.
Podendo se estabelecer de forma temporária em torno de 1 mês há 6 meses ou de forma permanente dependendo da intensidade e da sua ocorrência.

O que causa a Paralisia de Bell?
Existem vários fatores causais como: fatores bacterianos, fatores hereditários e principalmente os fatores relacionados ao estresse e a ansiedade que quando associados a baixa qualidade do sono se tornam ainda mais fortes,
Quais são os tratamentos para a Paralisia Facial de Bell?
O tratamento deve iniciar pelo neurologista, para um diagnóstico aprofundado das causas da paralisia do caso em questão.
Pois pode haver uma ou mais causas associadas a Paralisia que deve ser interceptada pelo neuro evitando a recorrência de novos episódios.
Apartir daí iniciamos a Harmonização Facial buscando o reequilibrio da função muscular e da estética do facial.
Depois você deve passar pelo dentista buscando, através da Harmonização Facial, o reequilíbrio da função muscular, da função da fala, da função mastigação e da deglutição dos alimentos.
Buscando sobretudo a melhora da qualidade de vida e da elevação da autoestima do paciente.
Para isso utilizamos procedimentos como:
- aplicação de Botox
- aplicação de ácido hialurônico
- colocação de fios de sustentação
- aplicação de laser
- acupuntura
Publicidade
O que causa a Paralisia Facial de Bell?
A paralisia facial de Bell é causada por uma infinidade de fatores, entre elas podemos destacar os fatores emocionais, fatores genéticos, fatores funcionais fisiológicos e neurológicos.
No entanto, a maior ocorrência se dá pelos fatores emocionais como ansiedade, estresse, depressão.
Cuja origem é a baixa qualidade de vida que temos tido, por conta da má alimentação, dá baixa qualidade do sono, do sedentarismo.
E sobretudo pela quantidade absurda de informações que temos que absorver em curto espaço de tempo.
Tenho certeza que se você abrir o seu celular agora, vai ter uma série de mensagens e notificações provenientes do WhatsApp , Facebook, Instagram, TicToc.
Onde todas essas notificações ficam aguardando um curtir, um comentário ou uma resposta imediata …. o que nos gera uma sensação de impotência e frustração.
Pois é impossível curtir todas as fotos, responder todas as mensagens.
Gerando assim uma frustração que afeta o nosso Sistema Nervoso Central causando distúrbios neurológicos que podem causar a paralisia facial.
Tem pessoas, por exemplo, que postam uma foto nas redes sociais e ficam hiper mega ansiosas esperando um curtir ou um comentário, como se a vida delas dependesse disso.
Causando um desequilíbrio “silencioso” de todo o Sistema Nervoso Central fica em estado de alerta o tempo todo, gerando o desequilíbrio neurológico.
Digo silencioso pois somos envolvidos por toda essa loucura do dia a dia sem perceber.
Portanto, respondendo à pergunta o que mais causa a paralisia facial de Bell é a baixa qualidade de vida.
Espero ter lhe ajudado e qualquer dúvida pode voltar a me escrever, pois eu vou ficar muito feliz e poder lhe ajudar
Atenciosamente – Dr Paulo Coelho
Publicidade
Como evitar paralisia facial de Bell?
“Dr Paulo, no ano passado eu tive uma paralisia de Bell e o meu rosto ainda não voltou ao normal. Estou com medo de ter mais uma paralisia e o meu rosto piorar ainda mais. Por isso eu te pergunto: como evitar paralisia de Bell?
Olá Jaqueline, obrigado pela sua pergunta.
A paralisia de Bell pode ser causada por vários fatores, onde o estresse e a ansiedade, na maior parte dos casos estão associados.
Por isso, nós sempre orientamos aos nossos pacientes, a fim de evitar novas ocorrências, a prática de hábitos saudáveis como atividades físicas leves, atividades meditativas e hábitos alimentares saudáveis.
Trabalhos científicos publicados no mundo todo, têm demonstrado que o uso excessivo das Redes Sociais alteram e muito o estado emocional das pessoas.
Dessa forma, recomendamos aos nossos pacientes evitar o uso de dispositivos eletrônicos ao menos 2 horas antes de dormir.
Para que você possa ter um sono profundo e reparador e assim prevenir novas ocorrências.
Veja bem, não estou dizendo que as Redes Sociais causam a paralisia facial, mas elas alteram o estado emocional das pessoas e esta alteração pode causar a paralisia de Bell.
Em relação a estética do seu rosto, nós realizamos procedimentos de harmonização facial. Com o objetivo de reequilibrar e compensar ao máximo a função muscular dos músculos afetados pela paralisia de Bell.
Jaqueline eu espero ter lhe ajudado e qualquer dúvida pode voltar a me escrever, pois eu vou ficar muito feliz e poder lhe ajudar
Atenciosamente – Dr Paulo Coelho
Publicidade
O que eu recomendo
Recomendo que você coverse com vários profissionais especializados no tratamento da Paralisia de Bell.
Realizando o seu tratamento com aquele profissional que transmitir maior segurança no plano do seu tratamento.
Nossas Unidades:
O que a Paralisia de Bell tem haver com a Qualidade de Vida?
Tem tudo haver, pois trabalhos científicos demonstram que fatores emocionais e fatores de baixa qualidade de vida, como má alimentação e sedentarismo, “influenciam” diretamente a ocorrência e episódios da Paralisia de Bell.
Principalmente naquelas pessoas que já tiveram algum episódio de paralisia facial.
Daí a importância de sempre buscar melhorar ao máximo qualidade de vida.
Através de uma alimentação saudável, de atividades físicas leves e moderadas e também de atividades relaxantes, como meditação e oração.
Quando me refiro a atividade física, não estou querendo que você vire um atleta.
Mas estou recomendando que você introduza no seu dia a dia, uma atividade leve e moderada como uma caminhada por exemplo.
Assim como quando me refiro a melhorar a qualidade da alimentação, não estou dizendo para você mudar radicalmente o que você come.
Recomendo que você vá progressivamente substituindo alimentos menos saudáveis por alimentos mais saudáveis.
São atitudes simples e progressivas que vão te ajudar a prevenir a paralisia facial de Bell bem como prevenir outras doenças da vida moderna.
Espero ter lhe ajudado e qualquer outra dúvida pode me escrever
Onde eu me aprofundo um pouco mais sobre este tema.
Atenciosamente – Dr Paulo Coelho
Estresse causa Paralisia Facial de Bell?
“Dr Paulo, há 5 anos atrás eu tive uma Paralisia Facial de Bell. Fiz um tratamento com o Neurologista, Fisioterapia e Harmonização Facial, ficou muito bom. Acontece que por motivos de estresse no meu trabalho, no mês passado, eu comecei a ter alguns tremores estranhos no meu rosto. Estou com muito medo de ter uma nova Paralisia. O que faço?“
Elise, obrigado pela sua pergunta, infelizmente o estresse é um dos principais fatores causadores da Paralisia Facial de Bell.
Esses tremores que você está sentindo no rosto, são de fundamental importância. Pois o corpo está emitindo um sinal. Como um alarme, demonstrando que o seu corpo está passando do limite.
Geralmente quando isso ocorre, as pessoas cometem um grande erro, elas se automedicam, tomando relaxantes musculares.
E assim continuam com as atividades estressantes, aumentando a chance de um novo episódio de paralisia facial.
Lembrando que, infelizmente, a recorrência da paralisia facial tende sempre ser a mais forte.
Elise por favor, não se automedique, ouça o seu corpo. Ele está te alertando, para o fato que você está exagerando nas suas atividades estressantes.
Por isso eu recomendo que você visite o seu neurologista para uma avaliação mais aprofundada dos dos tremores.
E busque interpretar com muito amor e carinho os sinais que o seu corpo está te emitindo em relação a sua qualidade de vida.
Espero ter lhe ajudado e qualquer dúvida, pode voltar a me escrever.
Atenciosamente – Dr Paulo Coelho