Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Odontologia e Cirurgião Dentista). E estou escrevendo este post para responder ao email enviado pelo Renato Saturnino e ele nos pergunta sobre a cicatrização do dente do siso:
Olá doutor, fiz uma extração de siso a 13 dias atrás, senti muita dor no terceiro dia após a operação. Depois lá pelo quinto dia começou a dar uma melhorada. Ai no decimo primeiro dia, novas dores insuportáveis começaram a aparecer. Parece que todos meus dentes da parte de onde foi extraído o dente do siso estão doendo…isso é normal?
Obrigado pelo seu email
Respondendo a sua dúvida, esta dor que você está relatando, infelizmente não é normal.
Pois no 11º dia pós-cirugia ou pós-extração do siso o processão de cicatrização da extração do siso deve estar em andamento e em um estágio indolor.
Publicidade
Renato, toda “Dor” no nosso corpo deve ser interpretada como um alerta ou como um alarme que o nosso organismo usa para nos avisar que: algo aconteceu ou esta acontecendo fora do padrão de normalidade.
Por isso recomendo que você entre em contato urgente com o seu dentista ou procure um atendimento de urgência próximo a sua casa o mais rápido possível.
Pois desta forma fica mais fácil retomar o processo de cicatrização.
Publicidade
Muitas pessoas, tentam erroneamente a auto medicação antes de procurar um atendimento de urgência. O que costuma agravar ainda mais o quadro de dor e costuma gerar grandes sequelas.
O processo de cicatrização do siso é bem delicado pois geralmente o siso esta posicionado de forma irregular dificultando a extração e por consequência a cicatrização.
Infelizmente durante os meus mais de 20 anos de odontologia, vi casos simples se tornarem muito complexos.
A proximidade dos dentes e a comunicação deles e com inervação e sistemas circulatórios vitais podem conduzir as infeções para órgãos nobres, como pulmões e corações.
Processo este chamado de septicemia, que conduzir a grandes internações e infelizmente, em alguns casos ao óbito.
Portanto os cuidados no pós operatório deve ser rigoroso e deve a obedecer vários cuidados como: evitar esforços físicos, evitar exposição direta ao sol e seguir rigorosamente a orientação do seu dentista.
Portanto não hesite em buscar ajuda e orientação clínica com urgência e não tente a auto-medicação.
Recomendo que você procure, o quanto antes, o Cirurgião Dentista que realizou a extração do seu siso, para que ele possa diagnosticar o problema que esta ocorrendo e reverter o seu quadro de dor.
Renato, espero ter lhe ajudado e se tiver mais alguma dúvida te convido a você assinar o nosso Canal do Youtube ou visitar a nosso página no Facebook e enviar as dúvidas Um grande Abraço e até a sua próxima dúvida