ortodontia invisalign

Olá tudo bom? Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Ortodontia e Cirurgião Dentista) e estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Ruth. Pois ela nos pede informações sobre a ortodontia invisalign. Aproveito para lhe dizer que realizo tratamento com Invisalign. Nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Prezado Dr Paulo eu me chamo Ruth, sou de Campinas e preciso realizar um tratamento ortodôntico rápido. No entanto estou em dúvida entre a ortodontia invisalign e o aparelho autoligado. Qual devo escolher?

Oi Ruth, obrigado pelo seu email.

Eu entendo a sua ansiedade por um tratamento rápido e já posso lhe adiantar que tanto a ortodontia invisalign bem como o aparelho autoligável são muito dinâmicos.

Eles foram concebidos com esta visão de tempo reduzido de tratamento

Uma vez que a sociedade moderna anda a passos ágeis. Pois ninguém tem mais tempo a perder, alias, foi o tempo em que o paciente era de fato “paciente” rsrsrs. Agora ele está sempre correndo e com pressa. Por isso a ortodontia evoluiu neste sentido.

Baixe gratuitamente o livro e saiba mais sobre o Invisalign

Quando eu iniciei na ortodontia há 25 anos atras o tempo médio de tratamento era de 36 meses. Porem hoje o tempo médio é de 12 a 18 meses.

Ainda me lembro do tempo em que as mães levavam os filhos as consultas e ficavam TRANQUILAMENTE aguardando o atendimento na recepção, lendo revistas, conversando com os doutores, compartilhando viagens, etc.

Hoje tudo mudou, tudo tem que ser muito rápido e dinâmico, e sobretudo muito eficaz.

Afinal, qual é tratamento ortodôntico mais rápido a ortodontia invisalign ou o aparelho autoligável.

Entretanto para responder esta pergunta eu vou usar um trabalho cientifico entitulado: Self-ligation versus Invisalign: analysis of dento-alveolar effects.

Publicado pela Ann Stomatol (Roma). 2011 Jan;2(1-2):23-7. Epub 2011 Jul 18. Cujos autores são. Pavoni C, Lione R, Laganà G, Cozza P.

Este trabalho foi desenvolvido pelo departamento de Ortodontia da Universidade de Roma. Com o propósito de comparar os efeitos dento alveolares do aparelho Auto-ligado (autoligável) e do Invisalign .

Como resultado constatou que não houve diferença estatisticamente significativa entre as durações de tratamento dos 2 tipos de aparelho. Ou seja, os 2 tratamentos são mais rápidos quando comparados aos tratamento ortodônticos tradicionais. 

Apesar de ambos serem aparelhos com características diferentes.

Sendo que a ortodontia Invisalign é um aparelho mais estético e mais confortável. Pois não usa pela braquetes , que são aquelas pecinhas do aparelho que são colados na parte da frente dos dentes ou na parte de trás – no caso da ortodontia lingual.

O Invisalign também tem uma característica denominada por conveniência.  Pois, por ser removível, permite que você possa remove-lo para se alimentar, para escovar os seus dentes.

Bem como para participar de festas reuniões entre outros. Não interferindo assim na sua vida pessoal ou profissional.

Alem de não ter emergências do tipo o aparelho quebrou, o fio soltou

Portanto há  pouca diferença no que diz respeito ao tempo de tratamento. Ficando então a diferenciação entre o Autoligável e a ortodontia Invisalign na pela estética do aparelho, no conforto e na conveniência e ai, assim sendo o Invisalign é imbatível.

Como atuo clinicamente, uma vez que trabalho com ambos aparelhos?

Eu ofereço os vários tipos aparelho e explico todos os benefícios de cada um deles. Pois desta forma o nosso cliente que não é mais paciente, rsrsrs.

Assim o paciente pode escolher a melhor relação custo benefício para o seu tratamento.

Buscando atender a sua necessidade e a sua expectativa expectativa.

Eu trabalho com a ortodontia Invisalign, com a Ortodontia Lingual e com 4 tipos de Aparelhos Autoligáveis (Damon System, Easy Clip, In-Ovation e Forestadent).

Tão eficiente quanto o Invisalign é o Aparelho Lingual

O Aparelho Lingual foi criado na década de 70 na Universidade da California com o intuído de atender aos atores e atrizes de Hollywood bem como a Sociedade de Beverly Hills que necessitava de um tratamento ortodôntico invisível as filmagens.

Ao longo dos mais de 40 anos de sua criação ele se tornou menor, mais confortável e mais eficiente sendo utilizado no mundo todo. Por isso na nossa prática clínica e acadêmica utilizamos o aparelho lingual há mais de 20 anos.

CLIQUE AQUI para conhecer um pouco mais sobre este incrível aparelho ortodôntico.

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.