Aparelho Ortodôntico Invisalign – Tire todas as suas dúvidas

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Ortodontia e Cirurgião Dentista). Estou escrevendo este artigo, com o propósito de responder ao email enviado pela Valéria. Pois ela nos pergunta sobre o Aparelho Ortodôntico Invisalign. Aproveito para lhe dizer que realizo tratamento com o Invisalign anas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Dr Paulo Coelho, o meu nome é Valéria. Eu gostaria de saber quanto custa o tratamento com o aparelho ortodôntico Invisalign na sua Clínica em Campinas e no Tatuapé? Pois moro em Campinas e trabalho no Tatuapé e preciso de um tratamento discreto. Devido ao meu trabalho. E estou procurando um tratamento com o Invisalign que caiba no meu bolso. Obrigada.

Olá Valéria, obrigado pela sua pergunta.

Eu vou escrever este artigo para te ajudar a conhecer um pouco mais do Invisalign de forma que você possa ter idéia do valor do Invisalign. Pois o conselho federal de odontologia nos proíbe falar em valores sem uma avaliação clinica do seu caso.

Mesmo porque o valor do tratamento pode variar segundo a gravidade ou a facilidade do seu tratamento.

Então vamos nos aprofundar um pouquinho no que é e como funciona o aparelho ortodôntico Invisalign

O aparelho ortodôntico invisalign é um aparelho transparente e removível produzido em altíssima tecnologia. Com o propósito de atender a ansiedade e a expectativa daquelas pessoas que necessitam utilizar uma aparelho que seja: discreto praticamente invisível confortável ( sem acessórios que fiquem cutucando e incomodando a boca) e conveniente

O atendimento com o aparelho Invisalign, bem como com os demais aparelhos Aligners como o iRok e Esthetic Aligner  tem um diferencial de você não precisa vir ao consultório todos os meses.

Uma vez que toda a sequência de aparelhos, plaquinhas, são previamente fabricadas a partir de um planejamento computadorizada em 4D.

Onde os pacientes vem ao consultório a cada 2 meses para o acompanhamento clínico e entrega das placas seguintes.

O que é uma grande vantagem para aqueles que moram em outras cidades. Pois a s consultas são bimestrais e rápidas.

Outro diferencial é que com o aparelho Invisalign não há consultas de emergências, uma vez que este aparelho não possui acessórios que quebrem ou soltem.

E que consequentemente machuquem a boca ou entortem os dentes de repente devido a uma força elástica que se rompeu ou um fio que se soltou.

Como foi desenvolvido o Invisalign?

O Invisalign foi desenvolvido, há mais de 20 anos pela Align Tecnology, que se localiza no Vale do Silício nos Estados Unidos.

A Align Tecnology é uma empresa mundialmente consolidada e de capital aberto na bolsa de valores Americana e Britânica. Com mais de 4 milhões de casos tratados no mundo todo.

Principais características do Aparelho Ortodôntico Invisalign

  • CONFORTO é uma alternativa "Estética" de tratamento ortodôntico muito Confortável. Pois não utiliza acessórios metálicos como "Braquetes, Fios e Bandas".
  • CONVENIÊNCIA - Além de serem transparentes, praticamente invisíveis. ele é removível. Permitindo uma grande conveniência, assim você pode comer e beber o que quiser durante o tratamento ortodôntico. Além de poder ir a festas, eventos e reuniões "sem o aparelho". Melhor dizendo, sem interferir na sua vida pessoal ou profissional.
  • HIGIENE BUCAL - como ele é "Fácil de tirar" e "Fácil de colocar". Ele permite uma excelente manutenção da higiene bucal. Uma vez que você remove o aparelho com facilidade, para realizar tranquilamente escovação e o uso do fio dental. Sem interferência de nenhum acessório ortodôntico.
  • ELEVA A AUTOESTIMA - ajuda a elevar a autoestima, pois permite um tratamento ortodôntico que "Não Inibe" e "Não Constrange". Pois como não há a necessidade de braquetes (acessórios metálicos colados aos dentes), você realiza um tratamento ortodôntico "Discreto". Ou seja, ninguém fica sabendo que você está usando aparelho ortodôntico, a não ser que você conte!!!

A minha história com o Invisalign

Conheci o Invisalign há mais ou menos de 18 anos no Congresso da America Association Orthodontics em Denver no Colorado.

Onde eu estava ansioso em busca de aparelho ortodôntico transparente e removível, e a palavra chave é "removível". Pois já trabalhava com o aparelho lingual que é super estético, pois é colado por de traz dos dentes.

Porém ele é  fixo e muitos pacientes adultos estavam em busca de algo removível. Posso dizer até dizer que estava em busca de um milagre ... rsrsr. Pois não existia nenhum aparelho ortodôntico assim.

Então, estava eu caminhando pelo congresso quando me deparei com o stand da Invisalign. Confesso que no começo, fiquei meio desconfiado pois era muito bom para ser verdade.

Então busquei mais informações sobre este aparelho ortodôntico. Fiz alguns cursos do Invisalign, me tornei um Invisalign Doctor. Que é o título dado aos ortodontistas com título de especialização em ortodontia que realizaram os treinamentos do Invisalign.

Obs.: para se credenciar no Invisalign não basta você fazer ortodontia, mas tem que ter o Título de Especialista.

Fui então me aprofundando nos estudos e nas pesquisas sobre este método de tratamento. E por consequência acabei me apaixonando pelo Invisalign. Pois a tecnologia que esta por de traz deste aparelho é única e apaixonante.

Não quero dizer que ele é melhor ou pior que os outros aparelhos ortodônticos. Mas que ele foi o pioneiro.

Entretanto, atualmente, existem aparelhos semelhantes fabricados por outras empresas como: o Esthetic Aligner e o iRok que são fabricados no Brasil,

O Invisalign conta atualmente com mais de 4 milhões de casos tratados e registrados no mundo todo.

Comprovando a sua eficiência e a sua eficácia, através dos resultados clínicos. Bem como nas centenas de trabalhos científicos publicados no mundo todo. 

Entretanto, como todo aparelho ortodôntico o Invisalign também  tem as suas indicações e as suas contra indicações. Daí a importância de uma avaliação clínica por um Invisalign Doctor (Especialista em Ortodontia credenciado pelo Invisalign)

Evolução do Aparelho Ortodôntico Invisalign

No seu início, há mais ou menos 20 anos atrás, o Invisalign foi desenvolvido com o propósito  de tratar apenas casos mais simples.

No entanto, a busca incessante da Align Tecnology, elevou o tratamento, ao longo dos anos, o tratamento a  um nível superior.

Tanto nos processos de planejamento dos casos. Bem como no processo de confecção do aparelho.

Por isso atualmente o Invisalign se mostra tão eficiente e tão eficaz  quanto os demais aparelhos ortodônticos e podendo ser indicado simples bem como para casos mais complexos.

Dr Paulo, você trabalha com outros aparelhos alem do Invisalign?

Apesar de eu gostar do Invisalign . eu também trabalho com outros aparelhos como: Aparelho Lingual, o Esthetic Aligner e o iRok, que tab'm são aparelhos muito eficientes.

A seguir vou comentar sobre o Aparelho Lingual e sobre o Esthetic Aligner

Aparelho Lingual

Esthetic Aligner

Assim sendo, voltemos a falar dos diferenciais do aparelho ortodôntico invisalign

Ele foi desenvolvido com o propósito de atender a ansiedade e a expectativa de quem necessita realizar um tratamento ortodôntico que não apareça. 

Desse modo é um tratamento muito procurado por Atores, atrizes, modelos fotográficos. Bem como po profissionais da moda e todos aqueles onde a aparência e a estética são ferramentas de trabalho.

Por isso não conseguem ou não podem realizar um tratamento ortodôntico com aparelhos ortodônticos metálicos. Que apesar de eficientes alteram e comprometem a imagem e a Identidade Pessoal e Profissional durante o tratamento ortodôntico

Assim como Juízes, Advogados, Executivos e Diretores de Empresas também tem buscado este tipo de tratamento.

Uma vez que o aparelho ortodôntico tradicional, segundo muitos deles, deixam o rosto com "Aspecto Juvenil". Por isso tiram a "Credibilidade" necessária ao seu trabalho.

Entretanto isso é algo que não acontece com o aparelho ortodôntico Invisalign, por ele ser Transparente e Removível

Alem da conveniência que ele e o Esthetic Aligner proporcionam, uma vez que você o pode de remove-lo em ocasiões especiais. Como ir a uma festa ou para participar de uma reunião sem causar prejuízo ao seu tratamento.

O Aparelho ortodôntico Invisalign corrige os seus dentes através de uma série de alinhadores removíveis praticamente invisíveis que são feitos sob medida dos seus dentes, para maior conforto.

Perguntas Frequentes sobre o Aparelho Ortodôntico Invisalign

Dr Paulo Coelho, o Invisalign é o aparelho ortodôntico que você mais recomenda?

Não,  o Invisalign não é o aparelho que eu mais recomendo, entretanto é o aparelho que eu mais gosto de trabalhar.

No entanto quando faço uma avaliação clinica ortodôntica, como a maioria dos ortodontistas, eu ofereço várias opções de tratamentos e de aparelhos.

Para que o paciente possa optar segundo a sua expectativa de tratamento.

Lembrando que todo aparelho ortodôntico tem o mesmo objetivo que é alinhar os dentes, portanto não posso jamais dizer que um aparelho melhores resultados que o outro.

Sendo assim o paciente terá como diferencial, diante de várias opções. Optar por um aparelho mais confortável, ou mais estético, ou mais rápido, ou mais barato.

O que é o Aparelho Esthetic Aligner ?

O Esthestic Aligner é um aparelho ortodôntico semelhante ao Invisalign. Sendo que a diferença básica é que o Invisalign é fabricado nos Estados Unidos enquanto que o Esthetic Aligner é fabricado no Brasil.

Clique Aqui para conhecer o Esthetic Aligner

O que é o Aparelho Lingual?

O aparelho lingual é um aparelho ortôdontico, que também entra na categoria de aparelhos Invisíveis assim como o Invisalign e o Esthetic Aligner.

Pois ele é um aparelho ortodôntico fixo colocado por de trás dos dentes tornado ele imperceptível a quem olha quando você fala ou quando você sorri.

O aparelho lingual foi criado na Universidade da California na década de 70 e vem se aperfeiçoando desde então .

Clique Aqui para conhecer o Aparelho Lingual

Prezado Dr Paulo o meu nome é Renata, tenho 32 anos. Eu já usei aparelho ortodôntico, no entanto os meus dentes entortar. Pesquisando eu descobri os alinhadores contudo fiquei em dúvida de qual é o melhor o iRok ou Invisalign?

Olá Renata, obrigado pelo seu email.

O Aparelho Transparente  Invisalign é um excelente aparelho ortodôntico. Digo isso com convicção, pois ja trabalho com aparelhos Aligners, há mais de 15 anos.

Na minha prática clínica também trabalho com os aparelhos linguais e com diversos tipos de aparelhos transparentes. Mas tenho uma preferência pessoal, no tratamento dos pacientes adultos com o Invisalign.

Pois estes aparelhos foram criados com o objetivo de atender a ansiedade e a expectativa de um público que não pode ou não quer usar um aparelho ortodôntico fixo e muito menos metálicos. 

Porque existem na Internet depoimentos de pessoas que não gostaram do resultado do Invisalign?

É verdade pois assim como todo tratamento ortodôntico o Invisalign também tem as indicações e contra indicações. Daí a importância de um bom planejamento ortodôntico.

Alem disso existe um outro fator muito importante a ser levado em conta que é a colaboração do paciente. Pois o Invisalign depende da colaboração do paciente uma vez que se ele não usar o aparelho, ele não vai funcionar.

Assim como um medicamento, por exemplo, na caixa o medicamento não vai fazer efeito. Você tem que seguir a recomendação de uso. portanto eu te alerto, não se iluda se não você usar o aparelho corretamente ele não vai funcionar.

Existe alguma garantia que o Invisalign vai funcionar?

Sim o aparelho Invisalign, com o propósito de alcançar o resultado. dá direito há 3 refinamentos de cada caso.

Ou seja, se você não gostou do resultado alcançado, o seu ortodontista envia novamente os seus exames e o invisalign confecciona, uma nova sequência de aparelhos.

Com o objetivo de garantir de lhe dar segurança no resultado do tratamento, sendo que isso pode ser feito por até 3 vezes.

Obs.: o Invisalign bem como os demais aparelhos ortodônticos, sempre dependem da resposta e das limitações impostas pelo organismo do paciente.

Se eu usar o Invisalign os meus dentes nunca mais vão entortar?

Infelizmente eu não posso garantir isso com nenhum tipo de aparelho ortodôntico, uma vez que os dentes podem se movimentar a vida toda.

Pois os dentes são presos ao osso pelas fibras periodontais que funcionam como um suporte de amortecimento e fixação dos dentes frente aos estímulos que estes sofrem durante a mastigação dos alimentos.

Dependendo da sobrecarga de força que é colocada sobre os dentes, como nos casos onde a pessoa tem bruxismo, por exemplo (bruxismo é hábito voluntário ou involuntário de ranger ou apertar os dentes).

Portanto a estabilidade do tratamento dependendo do tipo de pressão que o dente sofre. Uma vez que ele pode voltar a se movimentar independente do tipo de aparelho ortodôntico utilizado.

Portanto é muito importante o paciente utilizar o aparelho de contenção após o tratamento ortodôntico. Bem como visitar o seu dentista regularmente para o controle do resultado obtido.

O aparelho Invisalign é indicado para quem usa Prótese fixas, Facetas e Lentes de Contato Dental de Porcelana?

Sim pois o aparelho invisalign não necessita de braquetes colados nos dentes, portanto não danifica as próteses, facetas e as lentes de contado dentais.

Prezado Professor Paulo Coelho, eu estou usando o aparelho Invisalign com outro dentista. No entanto eu não estou gostando do Aparelho Invisalign, o que devo fazer?

A princípio eu recomendo que você converse com o seu ortodontista e peça a ele para trocar de aparelho, simples assim …

Pois não são todas as pessoas que não gostam do Invisalign, bem como não são todas as pessoas que gostam de usar o aparelho lingual ou do aparelho fixo metálico ou do aparelho transparente. Pois cada pessoa tem uma percepção, uma sensibilidade  e um gosto diferente.

Por isso eu costumo dizer o que seria do Azul se todos gostassem do Vermelho? Claro que esta frase não é minha … mas costumo dizer para usar de exemplo)

Ao longo dos meus mais de 20 anos de Ortodontia, eu não vou mentir pra você. Eu também já tive pacientes que não gostaram de usar o Aparelho Invisalign. Embora 99% dos outros tenham amado o tratamento com o Invisalign ...

Então se você não esta gostando de usar o aparelho invisalign. Eu recomendo que você seja sincera e converse com o seu dentista, pois tenho certeza que ele vai te ajudar.

Quem tem periodontite ou doença periodontal pode utilizar o aparelho invisalign?

Sim no entanto a doença periodontal deve ser controlada, uma vez controlada e doença periodontal . Pode ser iniciado o planejamento do invisalign. Pois ele é uma grande opção ao tratamento ortodôntico.

Uma vez que ele é removível o que facilita na alimentação bem como na higienização bucal.

O Invisalign é indicado para quem problema na ATM?

Sim, o aparelho ortodôntico invisalign é super indicado para quem tem problema na ATM (Articulação temporo-mandibular). Pois ele funciona semelhante uma placa de mordida aliviando, durante o tratamento ortodôntico, a pressão intra articular

Os Convênios cobrem o Tratamento com o Invisalign?

Infelizmente não, pois o tratamento com o aparelho ortodôntico invisalign um tratamento muito diferenciado.

Entretanto eu tenho vários pacientes que conseguiram junto as operadoras de convênio o reembolso total ou parcial.

Por isso eu recomendo você conversar com a sua operadora de convênio odontológico.

Dr Paulo Coelho, você ja teve casos que o Invisalign não funcionou? E o que fez?

Claro que sim, não só com o Invisalign, bem como com os demais aparelhos ortodônticos. Pois  todo tratamento depende da resposta do organismo do paciente. E há casos onde o organismo não responde bem a um determinado tratamento.

Portanto não existe tratamento na área da saúde 100 % eficaz a todas as pessoas. Por isso utilizamos várias técnicas.

Ao longo dos meu 25 anos de ortodontia posso citar 2 ou 3 casos onde o paciente não se adaptou ao tratamento.

E o que fizemos? Trocamos de aparelho ortodôntico. Pois usamos vários tipos de aparelhos para atender a todos os gostos e expectativas dos pacientes.

Acredito que o seu dentista também adote esta estratégia, converse com ele. Clique Aqui para ver outros modelos de Aparelhos Ortodônticos que usamos nas nossa clínicas

Posso me alimentar usando o Invisalign?

Não, você deve remover o aparelho para se alimentar.

Alias este é um dos grandes diferenciais deste aparelho ortodôntico pois ele não interfere nem atrapalha na sua alimentação como os aparelhos fixos.

O aparelho ortodôntico invisalign dificulta a escovação dos dentes ?

Não pois assim como você tira o invisalign para se alimentar você também deve tira-lo para escovar os dentes. Permitindo assim uma higienização bucal sem a interferência de nenhum acessório ortodôntico.

Vou casar daqui a 6 meses e sei que o meu tratamento não terá finalizado até lá. Pois eu Mesmo ainda vou iniciar o tratamento com o Invisalign. A minha pergunta é posso tirar o aparelho para as fotos do meu casamento?

Não só pode tirar ... como deve tirar o aparelho para o casamento.

Uma vez que este é outro grande diferencial do aparelho Invisalign. Pois você pode tirar para casar, para participar de reuniões importantes. Bem como para ir a festas e para outros motivos que você julgue importante estar sem o aparelho ortodôntiL

Recomendo que você converse com o seu dentista para que ele possa planejar todo o tratamento em função da data do seu casamento.

Claudia, aproveito para desejar a você e ao seu noivo que Deus o Abençoe no seu casamento e que vocês sejam muito felizes !!!

Olá Dr Paulo  o meu nome é Rita, tenho 35 anos e preciso realizar de um tratamento ortodôntico discreto que não atrapalhe no meu trabalho. No entanto eu gostaria de saber se é verdade que o aparelho Invisalign demora muito para ficar pronto?

Olá Rita, obrigado pelo seu email.

O invisalign é um aparelho ortodôntico que foi criado com a finalidade de atender a necessidade e a expectativa. De pessoas que não querem ou que não podem usar o aparelho ortodôntico convencional.

Mas na verdade ele não é tão novo assim, pois ele já esta no mercado há mais de 20 anos e já tratou mais de 4.000.000 (4 milhões) de pessoas no mundo todo.

O aparelho Invisalign é confeccionado nos Estados Unidos que fica pronto em torno de 7 dias.

Entretanto o processo de importação do aparelho passa por uma burocracia de importação, através do ANVISA que atrasa e muito a instalação do aparelho.

Então apesar dele ser um excelente aparelho tanto pela aparência estética quanto que pelo conforto que ele proporciona. Ele tem esta lentidão de importação causada pelo Anvisa.

Portanto  Rita recomendo que você converse com o seu dentista, para que você possa planejar o início do seu tratamento ortodôntico...

Dr Paulo, o meu nome é Josy e eu procuro um tratamento discreto. Entretanto eu gostaria de saber qual o melhor aparelho ortodôntico: o aparelho Lingual ou o Aparelho Invisalign ?

Josy, obrigado pelo seu email.

Não posso em hipótese alguma dizer que um aparelho ortodôntico é melhor que o outro uma vez que os resultados são muito semelhantes.

No entanto eu posso abordar o quesito conforto e estética onde o Invisalign é mais confortável que o aparelho lingual.

Entretanto o aparelho lingual é mais estético que o Invisalign. Pois o aparelho lingual ser colocado por de trás dos dentes. Embora o invisalign também seja muuuuito discreto só perdendo em estética  para o aparelho lingual.

Porem Josy eu recomendo você conversar com o seu dentista para ele avaliar qual será o aparelho mais indicado para o seu tratamento.

Pois todos os aparelhos ortodônticos tem as suas indicações e as suas contra indicações que são deteminados pela característica individual de cada paciente.

Portanto não existe um aparelho ortodôntico que resolva 100% dos casos, embora ambos sejam aparelhos fantásticos.